Desde sua concepção, o Gmail sempre teve um espaço específico para os usuários escreverem as mensagens. Afinal… estamos falando de um serviço de email, não é mesmo? Isso mudou quando o Google decidiu implementar a exibição das novas mensagens que você está escrevendo em uma pequena parcela da tela. Mas parece que a ideia não fez muito sucesso: está de volta o Gmail com o recurso para redigir novas mensagens em tela cheia.

“Depois que a nova composição foi liberada para todos em março, muitos de vocês nos enviaram pedidos para recursos que gostariam de ver adicionados. Nós ouvimos cuidadosamente o seu feedback e como resultado disso, a nova composição agora oferece a opção de tela cheia.” Essa é a mensagem que a equipe do Gmail postou no Google+. Eu imagino que, realmente, o número de pessoas solicitando algo nesta linha tenha sido bem grande.

Gmail em tela cheia (Google Chrome)

E como faz para habilitar o recurso? Muito simples. Clique no botão gigante Escrever e em seguida acione o botão de ampliar na área superior direita da caixa de composição de novas mensagens. Simples, não? Uma espécie de nova box será aberta, com todo o restante da tela escurecido por uma camada de preto semitransparente. Dessa forma, o usuário pode se concentrar simplesmente na mensagem que deseja produzir com mais tranquilidade.

Quem quiser pode ativar como padrão a exibição em tela cheia (que não é exatamente tela cheia, mas poderia ser janela cheia). Clique na setinha para baixo (no canto inferior direito da caixa) e marque Definir tela cheia como padrão.

Gmail em tela cheia | Sem distrações

Sem distrações

Agora o Gmail passa a ter três formas de visualizar as mensagens em produção: tela normal, ali no canto; tela cheia; e nova janela dedicada especificamente a este fim. Você pode perceber a diferença no glorioso GIF no começo deste artigo. Só falta o Google dar uma de esperto e posicionar alguns anúncios na composição de emails em tela cheia.

Ah, a novidade vale também para quem usa o Google Apps como serviço de email. Já está funcionando no TBmail.

Eu gostei demais da ideia porque a maioria dos meus emails são mais longos, demandam mais tempo para pensar, e portanto, merecem mais espaço para escrever. Também sou adepto de interfaces mais simples para produção de texto, como o iA Writer no iTreco e mesmo a escrita em tela do WordPress (onde estou produzido este texto agora mesmo).

Minimalismo (ou quase isso) WIN mais uma vez! Você curtiu o visual?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio César
Só desativar, cara. http://gizmodo.uol.com.br/como-acabar-com-as-novas-abas-do-gmail-e-por-que-voce-deveria-fazer-isso
Caio César
Fui um dos poucos que gostou da janela pequena. Mas é sempre bom oferecer mais opções aos usuários.
Caio Everton
Eu prefiro a janela pequena. Facilita a navegação quando preciso confirmar alguma coisa, copiar alguma informação em outros e-mails sem fechar o e-mail que já estou escrevendo.
Alisson Melo
Parecia mais janelinha de bate papo do Orkut. Agora sim.
Henrique Moreno
Preferia a interface antiga, focava mais na escrita do texto. Toda essa purpurina tira a concentração.
José Emilio Pires Ferreira
Esse sistema de comentários é tão bom que mostra comentários do futuro!
Guilherme macedo
Eu acho as abas muito úteis. Realmente facilitaram meu dia a dia....
Diego F. Duarte
Po, agora que eu acostumei com a janelinha e até passei a gostar dela XD?
Thássius Veloso
Aguardando ansiosamente uma resposta. Hahahaha! Juro que achei que ninguém perceberia porque a imagem ficou pequenina demais (pra caber no nosso leiaute atual).
Guilherme Peppi
Prefiro em tela cheia, acho que aquela janela acaba tirando um pouco da atenção na hora da composição. Alias, queria saber qual o segredo do Mobilon que vale R$38.000,00/mês! Hahah :P
Natan G. Becchi
Também quero esse aumento! hahahaha
Silvio Ney
Yep! Eu até gostei das abas, dá uma resumida e com a ajuda das tags, melhor ainda! Cada qual com sua necessidade ;)
Thássius Veloso
De fato, o Outlookcom também é superfocado em produção de texto. A tela para criar novas mensagens é gigatesca, bem ao estilo de Email do Windows 8. Gosto muito. Mas ainda prefiro o Gmail para o dia a dia. É nele que recebo mensagens dos diversos emails que possuo pelo mundo.
Thássius Veloso
As abas de social, newsletter etc? Já falamos sim! Claro que falamos. Mas confesso que eu desativei essa bagaça. Não gostei muito... minhas tags são muito mais eficientes para o meu uso.
Paulo Sipriano
O meu estava com essas guias, mas depois que fiz a mudança(tirando as abas) na versão Mobile ele voltou para o normal. Essas abas são péssimas.
Exibir mais comentários