Início » Brasil » FIFA escolhe GoalControl-4D para monitorar gols na Copa das Confederações

FIFA escolhe GoalControl-4D para monitorar gols na Copa das Confederações

Sistema conta com 14 câmeras monitorando os dois gols.

Avatar Por

A FIFA, instituição responsável por organizar os variados torneios de futebol no mundo, anunciou ontem sua escolha de empresa que vai monitorar gols na Copa das Confederações. Chamado GoalControl-4D, a tecnologia é de uma empresa alemã do mesmo nome e foi escolhida, segundo a FIFA, pela capacidade que ele tem de se adaptar ao sempre inconstante clima brasileiro. Ao todo, quatro companhias disputavam a atenção da FIFA.

GoalControl-4D: câmeras de olho na bola, o tempo todo.

GoalControl-4D: câmeras de olho na bola, o tempo todo.

O sistema é composto de 14 câmeras ao todo (7 para cada gol) que monitoram a bola o tempo inteiro, além de um relógio inteligente que fica no pulso do juiz da partida. Assim que a bola ultrapassa a linha do gol, um sinal criptografado é enviado para o relógio do juiz e um aviso é mostrado. Segundo o site da empresa, o GoalControl-4D usa câmeras de alta velocidade e foi especialmente projetado para funcionar com qualquer bola, qualquer gol e qualquer gramado.

Veja o sistema em funcionamento no vídeo abaixo


(Vídeo no YouTube)

O sistema será implementado em todos os estádios em que a Copa das Confederações acontecem. Isso inclui as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. O sistema também será usado na Copa do Mundo, em 2014, então até o ano que vem ele deverá ser instalado nos demais estádios.

A competição está agendada para começar no dia 15 de junho, com uma partida entre Brasil e Japão no Estádio Nacional, em Brasília. Antes disso, um evento teste fechado para o público será realizado no Maracanã, no dia 27 de abril.

Com informações: BBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
Se é que vai ter copa das confederações, porque né...
Felipe Lima
só eu achei que os goleiros deixaram as bolas entrarem de propósito?! :/
Jess Queiroz
na verdade, de três pessoas :)
Rogério Souza
"ao sempre inconstante clima brasileiro" isso que não terão jogos em Curitiba
Leandro Alonso
Precisa. Vide esse gol da Inglaterra na última copa que o juiz não deu, e a bola passou absurdamente da linha: http://www.youtube.com/watch?v=WML0aP4jo_g
Bruno Silva
Alunos da minha escola fizeram um sisteminha que faz o mesmo usando Arduíno, e bem mais barato. #chupafifa
Caio Secco
Nao vi nada de demais....hj chove softwares que fazem video analitico. Acho q a maior duvida é naqueles momentos 'foi ou nao foi' qndo gera aquela confusao de jogadores, goleiro e bola ... Nao vi vantagem com esse video q mostrou!!
Gustavo Alencar
Vídeo demonstrativo sem lances polêmicos ... aí não vale. Cadê a bola ultrapassar a linha em pouco mais da metade da sua capacidade e voltar rapidamente.
Vitor
Deveria ter um chip em cada face da bola, e por uma bola ser uma esfera seria necessário cobri-la de chips.
f.d.martins
Gabriel, sim, em C. Um algoritmo melhor pode até ser, mas trabalhar com imagem em tempo real é sempre um desafio. O projeto foi descontinuado exatamente pelo custo de manter um equipamento deste rodando. =(
@mos_axz
Muitos detalhes pra um gol, coisa que já seria resolvida fazendo como outros esportes, tendo juizes com acesso as filmagens. Até quem assiste a globo, 30s depois, sabe se foi gol ou não. Enquanto isso impedimento, contagem de tempo e etc vai continuar dependendo de uma única pessoa...
TaylerPadilha
Taí uma Copa do Mundo que eu não irei assistir...
Gabriel Ayres
Teu projeto era em C né, lindão? Eles devem usar outra linguagem e com um algrítmo melhor. Apesar que um cluster pra FIFA não deve custar quase nada.
f.d.martins
A idéia é semelhante à um projeto que fiz, para rastrear pessoas, usava 2 cameras e meu pc ja abria o bico, para 14 cameras os caras precisam de um cluster. Oo http://www.fabiolabs.com.br/2012/05/2010-rastreio-de-movimento-em-tempo-real/
f.d.martins
Não. Chip dentro da bola muda a dinâmica e não dá precisão suficiente para detectar a posição da bola. É por isso que precisa usar imagem, e não, não é tão simples.
Exibir mais comentários