Em 2011 o Facebook comprou o Snaptu, um app israelense que conectava celulares simples a diversas redes sociais. Assim surgiu o “Facebook for Every Phone” que não é um nome muito original, é verdade, mas acaba de atingir o incrível número de 100 milhões de usuários por mês.
O app roda nos celulares mais simples e usa uma tecnologia parecida com a do Opera Mini, outro grande amigo dos feature phones: os dados são comprimidos e processados em servidores. Assim, o celular não precisa de muitos recursos para fazer o serviço e a rede EDGE (2G) dá conta do recado, diferente de outros aplicativos Java mais pesados.

Este é o Facebook for Every Phone

Este é o Facebook for Every Phone

São mais de 3 mil modelos diferentes de celulares suportados. Com o aplicativo, podem usar recursos como postar fotos, trocar mensagens e acessar o newsfeed, além de permitir busca de amigos que já estão na rede social e criar novas contas direto pelo aplicativo.

A maior parte dos acessos por esses aparelhos ocorre em países em desenvolvimento, como Índia, Indonésia e as Filipinas, segundo o Facebook. Mas eu já vi muita gente usando o aplicativo em celulares mais simples, como os Nokia S40 – e eu mesmo já o usei, quando ainda era Snaptu, num Nokia 5200.

Essa marca mostra que ainda há uma grande oportunidade para os fabricantes para apostar em feature phones e em smartphones de entrada, assim como para as operadoras que oferecem serviços 2G ou 3G para os usuários que querem uma velocidade maior para curtir ~aquela foto.

Com informações: Newsroom Facebook

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Junior Silva
Usava ele no meu N95...
Wellington Gabriel de Borba
É necessário analisar qual é a proposta do aplicativo. Se você tem um Smartphone com um SO avançado como o WP, Android ou iOS é evidente que é melhor um app do próprio Facebook. Agora um celular cujo SO é desenvolvido pela própria fabricante, cujo custo de desenvolver um app do Facebook seria elevado e a configuração do aparelho não suporte, para quem pode pagar pouco, tá de bom tamanho.
Luis Fernando
Usei o Snaptu muito tempo no meu Nokia e era muito bom. O app pra twitter tinha vária funções e o de previsão do tempo era muito bonito. Ainda bem que quando o Facebook comprou ele, tratei de arrumar outro telefone.
Hudson Torres
Esse app do FB é ruim em qualquer plataforma.
Lekynus Sama
eu usava ele até pouco tempo
Michael Felipe
Já utilizei em um Samsung Star II e realmente é bom para celulares de pequeno porte.
Léo Oliveira
O Snaptu era uma mão na roda, ai o Facebook comprou ele e ferrou tudo