O serviço de anotações na rede Evernote disparou um comunicado a todos os usuários avisando sobre a troca obrigatória de senhas após passarem por um ataque hacker. Nenhuma informação das anotações foi obtida pelos hackers. Investigações conduzidas pelo serviço apontam que logins, e-mails e senhas criptografadas podem ter sido acessados. Daí vem a determinação para trocá-las o quanto antes.

Até onde se sabe, os hackers (definição de hacker que usamos: “indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores”) também não conseguiram dados de pagamento dos usuários provenientes do Evernote Premium, modalidade do serviço com diversos extras.

E-mail enviado a usuários

E-mail enviado a usuários

De acordo com o Evernote, mais de 50 milhões de usuários foram afetados pela troca obrigatória de senha. Os engenheiros seguem a boa cartilha da segurança na internet: armazenam as senhas em forma de hash, uma espécie de impressão digital. Ou seja, os caracteres exatos da sua senha não permanecem nos servidores da companhia, o que tende (veja bem: tende) a diminuir as chances dos hackers descobrirem as senhas exatas.

Valem algumas dicas básicas para escolher a próxima senha no serviço: não repita combinações usadas em outros serviços; não pegue palavras simples do dicionário; evite replicar nomes e datas que sejam de amplo conhecimento (lembre-se que hoje em dia todos têm acesso ao seu perfil no Facebook).

“Como tem se mostrado em eventos recentes com outros serviços de larga escala, este tipo de atividade está se tornando mais comum”, informa o comunicado do Evernote. Realmente temos passado por uma onda de serviços comprometidos devido à atividade de hackers criminosos.

Curioso é que eu tenho duas contas do Evernote – uma com login do Gmail e outra com login pelo e-mail de trabalho. O comunicado do Evernote só chegou neste último. Vai ver meu outro login está a salvo… Ou não.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Clayton Coutinho
Galera >>> O seguinte bem ontem nessa bagunça geral do Evernote, o Gmail me alertou para uma atividade anormal no meu email , por sorte não uso a mesma senha é claro, mas precisei confirmar via cel o acesso, acho estranho mas bem no dia da invasão acontece isso ??? quem tem senha igual que se cuide viu Abraço. Clayton Coutinho
Felipe Lima
uma com login do Gmail e outra com login pelo e-mail de trabalho. O comunicado do Evernote só chegou neste último. Vai ver meu outro login está a salvo… Ou não. Vai que o GMAIL moveu o email para a pasta de SPAM... :/
Silvio Ney
Thássius, poderia informar algo sobre o nosso [não sei seu] querido TPB? Alguns links dele estão fora do ar, pelo menos o thepiratebay.ee ainda tá funfando.
RamonGonz
Tentei aqui e nao acessou tbm. Conexão da GVT
Ryuzaki
Isso explica muita coisa... Sexta fui acessar o Evernote no Android e ele simplesmente disse que a senha estava errada, sendo que o login é automático. Solicitei troca de senha e fiz o processo normalmente, sem problemas.
Silvio Ney
[fora de assunto] Só eu que não consigo acessar o thepiratebay.se? Tentei pela TIM e NET.
Junior Silva
Pois é, assim que recebi o e-mail corri pra trocar minha senha...
Guilherme
O mesmo aqui Clayton, fui abrir meu Evernote hoje, e cadê dele já estar logado, haha. Só redefinir a senha e ser feliz de novo! o/
Clayton Coutinho
Pois é, cedo fui salvar um artigo e não consegui, e acredita que ia usar a mesma senha ? , hahahaha mas o sistema não permitiu , agora já tá blz.
RamonGonz
Já tinha visto a notícia, mas não recebi aviso algum. Só pra confirmar: segundo eles não foram todas as contas afetadas? Será que é melhor trocar assim mesmo?