A situação entre o governo do Brasil e dos Estados Unidos não está boa. Após as denúncias de que a Casa Branca estaria espionando Dilma Rousseff e outros membros do alto escalão do governo, a presidente não quer deixar barato e quer que empresas que colaboraram com a espionagem norte-americana tenham suas operações finalizadas.

“Pode ser banco, empresa de telefonia”, disse o ministro das Comunicações Paulo Bernardo ao Estadão. Ele afirma que quaisquer empresas que tiverem cooperando com o programa de espionagem dos Estados Unidos poderão ter suas operações cassadas. Isso é um pouco preocupante, especialmente no cenário de telefonia, onde a ausência de qualquer operadora pode significar um certo colapso na operação de outras.

A verdade é que as empresas de telecomunicações podem ser grandes alvos de toda a espionagem. Como a maioria das fibras ópticas submarinas do Brasil liga-se diretamente aos Estados Unidos, é inevitável que diversas informações de brasileiros sejam trafegadas no solo norte-americano. De todos os nossos cabos submarinos, apenas quatro não passam no território estadunidense. De lá, o governo americano pode interceptar os dados sem ninguém saber.

fibras-submarinas

Cabos submarinos que passam no Brasil. Veja o mapa interativo.

Outro desejo do governo é que empresas estrangeiras sejam obrigadas a instalar datacenters no Brasil, a fim de que dados de brasileiros permaneçam aqui e não lá fora. Isso inclui sites como Facebook, Gmail e tantos outros diversos. A proposta seguirá para o marco civil da internet brasileira.

Além dessas medidas, o governo brasileiro propõe o uso de tecnologias mais antigas e defasadas, para evitar espionagem. Para ficar igual aos japoneses, o Planalto propõe utilizar mais fax e telegramas, evitando que dados sensíveis vazem.

Com informações: O Globo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arch
Não é temer, é irritar-se pela invasão, tendo coisa errada ou não.
Américo
Desculpe descordar, mas na época do regime militar a matemática de segundo grau iria até limites, derivadas e integrais. Hoje cortaram matemática (faltam professores) e não se ensina nenhum cálculo básico, só aquelas funçõeszinhas sem vergonhas. Um bimestre inteiro vendo o que é função sobrejetora, injetora e bijetora. Ora, que país quer ser bom em tecnologia se não assume que deve ensinar o básico a seu povo? E isso foi abandonado porque como era do regime era ruim. Assim como Hitler teve muitos méritos ao comandar a Alemanha, o regime também teve seus méritos no Brasil. Mas como era o regime jogou-se tudo fora, diferente da Alemanha que tirou as lições boas para se reerguer.
André De Campos Luciano
Bom os medicos cubanos já temos, só falta o regime de lá. Bem vindo a Cuba!
EFG
Mas por que cargas d'agua meus comentários sempre vão parar na moderação?
EFG
Ah... me corrigam se eu estiver errado, mas tenho a ligeira impressão que Fax também é ridiculamente fácil de se "grampear" por não ter criptografia... Já tinha lido artigo sobre isso já em 2006...
Mike Metralha
Primeiro que todo mundo já pelo menos imaginava que o Brasil tem pernas abertas para o Estados Unidos há tempos. Porque só agora a Dilma se doeu? Só porque saiu na mídia internacional e com a moda das manifestações ficaria feio aplicar o "deixa disso". Além do mais, país que não investe em educação também deixa de investir em tecnologia. E não é algo de PT ou PSDB. Educação por aqui virou sucata desde a época do regime militar e pouco se fez pra melhorar. Agora é só esperar.
Host Sites
Cadê os Centros de Certificações? onde está a tecnologia e WPCA/TI também não tem. isso é falta de inteligência para um Governo que briga com e-mails .....
Gustav
Um acessor da Dilma disse que ela não precisava de um celular criptografado. Então, aguenta.
Gustav
Não adinta, nenhum politico sabe o minímo de computação para fazer alguma coisa, o máximo que eles sabe é que o ipad é divertido porque a garota de programa que eles contratam usa um. Ok, não vai da em nada, vamos esquecer muita falcatrua que está acontecendo, e logo depois o governo esquece todo esse esquema de espionagem.
Barzinho Geek
Bas criar um serviço cloud, só que local distribuir servidores do norte ao sul, e guarda os dados entre eles. Isso já existe, a China utiliza esse mesmo "serviço".
Barzinho Geek
E você acha que o Reino Unido, o Japão a China muitos anos a frente do Brasil em Tecnologia, também não foram espionados, Precisa de muito mais que um Telefone anti espionagem pra barrar o Pessoal da NSA.
Barzinho Geek
O Estados Unidos não é o unico pais do mundo que produz semi-condutores, muito pelo contrario. Temos que tirar da cabeça que os EUA é grande em tudo.
Edmilson Junior
Eu não sei se é para rir ou para chorar. Um país que não tem uma empresa de semicondutores querendo cortar relações com os EUA e todas as empresas que colaborarem com eles? HA HA HA
Wellington Gabriel de Borba
Soberanidade? Isso "éxeste"?
Mauricio Feler Mateus
O caseiro Francenildo manda lembranças, Dilma!
Exibir mais comentários