O CyanogenMod ganhou bastante popularidade nos últimos meses, mas o sucesso costuma vir acompanhado de alguns percalços. A Cyanogen está passando por um deles exatamente agora: o CyanogenMod Installer, aquele aplicativo que torna mais fácil a instalação das ROMs da empresa em determinados smartphones, acaba de ser retirado do Google Play.

No blog do CyanogenMod, os desenvolvedores explicaram que foram informados pela equipe do Google que o aplicativo fere os termos de uso do serviço, uma vez que, ao propor a troca do sistema operacional que veio instalado no dispositivo por uma versão do Android não reconhecida pelo fabricante, induz o usuário a anular a garantia do produto.

Por recomendação do Google, a ferramenta foi retirada da loja de aplicativos pela própria Cyanogen, possivelmente para evitar um mal-estar maior, caso o procedimento tivesse sido feito pelo pessoal de Mountain View.

Cyanogenmod Installer

Não está claro se equipe da CyanogenMod tentará fazer o Installer voltar ao Google Play, uma vez que a violação (ou a desculpa?) apontada se refere ao propósito do aplicativo, que é imutável, e não a uma característica que pode ser ajustada. O próprio Google reconheceu que, em relação a todos os demais aspectos, não há nada de errado com a ferramenta.

Felizmente, há pelo menos duas boas notícias: a primeira é que os desenvolvedores tentarão disponibilizar o CyanogenMod Installer na Amazon Appstore – que estreou semana passada no Brasil – e na loja de apps da Samsung, já que os aparelhos desta marca estão entre os mais suportados pelas ROMs. É pouco provável que estes serviços aceitem o aplicativo, na verdade, mas não custa tentar.

A segunda e melhor notícia é que o CyanogenMod Installer continua disponível via arquivo .apk. Para utilizar esta opção, no entanto, o usuário precisa habilitar a opção “Fontes desconhecidas” (ou equivalente) nas configurações de segurança do Android para somente então executar o arquivo.

Vale lembrar que o procedimento completo de instalação da ROM envolve rodar o instalador para Windows que, por sua vez, orientará o usuário a conectar o dispositivo a ser atualizado à máquina via USB e, em seguida, a instalar nele o referido app para Android.

A ferramenta se encarregará de baixar o CyanogenMod (atualmente na versão 10.1, baseada no Android 4.2) e concluir a sua instalação, dispensando inclusive o usuário de ter que “rootear” o aparelho ou desbloquear o bootloader.

A lista de smartphones compatíveis, ainda não muito grande, está disponível nesta página.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ariele
oi gente
Gustavo Bresolin
Gabriel Cayres Se puder testar qndo estiver com ele agradeço ;)
Gabriel Cayres
Gustavo Bresolin Nunca testei. Agora dei ele pra minha namorada e não tenho como testar pra te dizer!
Gustavo Bresolin
O rádio funciona nessa versão no S2?
Henrique Ferreira Lima
[off topic] Pessoal, eu instalei o CM 10.1.3 no meu S3, mas to afim de atualizar um pouco mais ele. Queria saber se usar essas versões Nightly tem muitos bugs? Se alguém usa, ou conhece alguém que use, poderia me dizer? Valeu desde já!
Vinicius Araujo
Sim. Eu uso no meu Galaxy Tab 2 7.0 (p3110). Verifique os dispositivos compatíveis aqui: http://download.cyanogenmod.org/
Vinicius Araujo
A versão 4.2 é oficialmente a versão estável. A 4.3 ainda está em testes. E eles baixam a versão estável, não de testes, pra evitar problemas. Eu também uso a versão 4.3.1 e está muito boa, mesmo não sendo recomendada, nunca deu um erro sequer.
Antony PS
Acho correto a medida do Google, afinal quem vai arcar com a perda da garantia de retirar a ROM original do aparelho? Não testei o aplicativo, tenho certeza que existe alguma mensagem gigante informando isso, porém é o tipo de mensagem que ninguém lê, e depois que precisar vai querer culpar os outros pela própria burrice. P.S: Sou totalmente a favor de custom ROMs, mas desde que o usuário saiba o que está fazendo. O trabalho de ir no xda e ler a postagem, sabendo que pode ferrar o aparelho se fizer merda, afasta o tipo de usuário que citei acima.
gabrielvqueiroz
Queria saber de alguém que já fez se o Android fica em Português do Br ou só em inglês mesmo?
Nilberto Melo
O S4 perde alguma daquelas funções da ROM da Samsung quando instala o Cyanogen, tipo dos sensores e talz... ?
Gui Marques
tenhu um nexus 4 rooteado rodando com a 10.2 rc1 (4.3.1), muito melhor q a stock rom da google.
Oberdan Araújo Rodrigues
Ainda hoje eu consegui baixar pelo meu smartphone.
Roberto Paes
Só uma dúvida, funciona em tablets ?
Everton Besson
Uso a versão 4,3,1 no meu galaxy S4 4g
Leonardo Domingues
Achei estranho que teha durado mais de um dia. Mas pouco muda porque dá pra baixar por fora.
Exibir mais comentários