O CyanogenMod, uma das alternativas mais populares para substituir o Android customizado de fábrica que veio no seu smartphone, atingiu um marco em sua história: mais de 10 milhões de usuários da ROM. E dá para dizer que são usuários ativos, já que a conta exclui automaticamente quem não a utilizou há mais de 90 dias.

Segundo o relatório, a versão mais utilizada atualmente é a 10.1, com 1,1 milhão de usuários. Logo depois vem a 10.2, com 680 mil. Falando dos aparelhos, o top 3 fica nas mãos da Samsung: os que mais recebem o CyanogenMod são o Galaxy S, com 511 mil usuários, seguido pelo S II, com 495 mil e, em terceiro, vem o S III, com 460 mil usuários – sinal de que a interface TouchWiz realmente não tem muitos fãs.

Nas últimas 24 horas, mais de 14 mil pessoas instalaram o mod e, dando F5 na página a cada parágrafo escrito neste post, dá para perceber como o aumento está acelerado.

cyanogenmod

E a tendência é apenas aumentar, especialmente com o lançamento do CyanogenMod Installer, um aplicativo que permite instalar facilmente o mod no seu aparelho. Não é tão complicado quanto antes, mas ainda envolve uma certa dor de cabeça para quem não é tão inteirado dos processos, já que o app foi removido do Google Play e, agora, é preciso baixar a APK para utilizá-lo. Ainda assim, está mais fácil, e um tutorial no próprio site do Cyanogen ainda ajuda a instalar.

O CyanogenMod cresceu tanto que, de uma ROM do Android, acabou se tornando uma empresa, a Cyanogen Inc., que já começou com um investimento de 7 milhões de dólares e a ambição de criar o terceiro sistema operacional móvel mais utilizado no mundo. Atualmente, um aparelho já sai de fábrica com ele, o Oppo N1. Bela forma de encerrar um ano tão produtivo, não?

Com informações: Engadget

Receba mais sobre CyanogenMod na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados