LG bate na tecla da vida “smart” e mostra TV OLED de 84 polegadas

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
lg-televisao-oled-84-instagram

CES 2013 em Las Vegas, EUA – A LG Electronics foi a primeira companhia a apresentar novos produtos para o ano corrente durante o pré-show da CES. Entretanto, mais do que novos aparelhos, os sul-coreanos focaram em explicar o conceito que têm da vida “smart” na qual todos os aparelhos da casa convergem e operam de forma integrada. Televisores de resolução Ultra HD foram a coqueluche dentre os lançamentos durante o ano.

O chefe de tecnologia (CTO) Scott Ahn alfinetou os concorrentes da Samsung ao dizer que no mercado ficou bem comum adicionar um ou outro recurso tecnológico para em seguida taxar o produto de “smart”. A LG aparece com aparelhos como refrigeradores, fogões e máquinas de lavar, entre outros, com tecnologia que lhes permite conversar com dispositivos móveis – em especial os celulares; a companhia sul-coreana não tem focado na integração com os tablets talvez por não oferecer nenhum amplamente, em escala global.

Mais do que alta definição

Funcionários da LG espalhados pela coletiva não cansavam de dizer que o Full HD com 1.080 linhas de resolução se tornou o padrão de mercado. É que os sul-coreanos vêm com força apostando no chamado Ultra HD, cuja resolução fica em 3840×2160 pixels (também conhecido como 4K). Tive a oportunidade de ver tanto o televisor de 84 polegadas quanto o de 55 polegadas. São cores vívidas e brilhantes que fazem você se perguntar se aquilo que está na televisão é mais nítido do que o mundo real (juro!).

Vou atrás de outros fabricantes ao longo da CES para verificar se a impressão se repete em outras marcas de televisão.

Novo controle remoto apresentado hoje permite até mesmo desenhar na tela da televisão o número do canal que se deseja assistir, bem como falar com o dispositivo. Continua sendo necessário aproximar o controle da boca para dar os comandos. Uma novidade diz respeito ao processamento do áudio: ele acontece no próprio controle e não mais no aparelho de TV.

Optimus G

Na coletiva da LG pudemos ver pela primeira vez o Optimus G funcionando. Este smartphone roda Android na versão Ice Cream Sandwich. Funcionário da fabricante dá ênfase para o visor de 4,7 polegadas com resolução de 1280×768 pixels. O modelo da AT&T possui câmera de 8 Megapixels, enquanto o da operadora Sprint passa por incremento no potencial fotográfica com captura de 13 Megapixels. Vale destacar também a capacidade de exibir dois aplicativos na tela de forma translúcida. Não sei qual é a utilidade do recurso, mas está lá.

Sabemos que a LG pretende vendê-lo no Brasil ainda no primeiro semestre. Informação não oficial.

Thássius Veloso viajou a convite da LG.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados