Canonical anuncia servidor gráfico próprio para o Ubuntu e planeja mudanças na interface Unity

Servidor gráfico X, usado na maioria das distribuições, será abandonado pelo Ubuntu

Paulo Graveheart
Por
• Atualizado há 1 semana

Grandes mudanças estão por vir no Ubuntu, que vem se distanciando cada vez mais do Linux tradicional. A distribuição abandonará o servidor gráfico X para adotar uma solução própria da Canonical. Com isso, novidades no Unity deverão aparecer para permitir que o Ubuntu continue sendo adaptado para mais e mais dispositivos. Conheça o Mir, novo servidor gráfico do Ubuntu.

Não é fácil querer dominar o universo. Ainda mais quando você não consegue unificar seu sistema operacional nos mais diferentes dispositivos e ainda depende de arquiteturas que, embora funcionem a contento, são pesadas e arcaicas. Pensando nisso, a Canonical resolveu aposentar o bom e velho servidor gráfico X, e criar um servidor próprio para seus sistemas. É o Mir.

Um Unity para todos governar
Um Unity para todos governar

Durante muito tempo cogitou-se que a Canonical passaria a usar o Wayland, outro servidor gráfico que também tem chamado a atenção da comunidade. Mas ao que tudo indica a empresa abandonou a ideia e criou um novo servidor em casa mesmo.

Os objetivos da Canonical com o Mir são bem claros: estabilidade e flexibilidade. O Ubuntu 12.10, apesar de trazer novidades interessantes, sofreu diversas reclamações pela interface gráfica lenta e pesada. E não dava para manter esse mesmo ambiente se o objetivo é colocar o Ubuntu em celulares, tablets, TVs, carros e talvez, quem sabe, privadas. Foi mais fácil partir do zero e fazer do jeito que eles achassem certo.

E se o X está se aposentando, que tal aproveitar e refazer o Unity também, tornando-o compatível com os diversos dispositivos? Essa é a idéia do Unity Next, que será a interface responsável por todos os dispositivos da Canonical. Para entender: até então tinhamos o Unity padrão, o Unity 2D, o Unity da Ubuntu TV e o Unity para celulares e tablets. Pode não parecer, mas embora eles tivessem interface quase idêntica, por dentro eram bem diferentes. O Unity padrão se baseava no Compiz, o Unity para celulares no Qt, e por aí vai. Um inferno para desenvolvedores.

Já o Unity Next será desenvolvido inteiramente em Qt/QML e será praticamente o mesmo em todas as plataformas em que ele estiver. Junto com o Mir, o Unity Next será o ponto de partida para unificar o Ubuntu, coisa que até então parecia impossível.

Legal, mas quando veremos essas mudanças? Pelo menos no Ubuntu para desktops, provavelmente só no lançamento da versão LTS de 2014. Existe a possibilidade de já termos uma prévia na versão 13.10, e nesse caso o ideal é esperar por muitos bugs. Para dispositivos móveis, deveremos ver as mudanças mais cedo.

Com informações: OMG! Ubuntu

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados