Eu já vi vários bugs em toda a minha vida, mas este certamente está entre os mais bizarros. Um simples conjunto de caracteres árabes é capaz de travar seu Mac ou seu dispositivo com iOS ao ser exibido. A falha se encontra na API de renderização de texto da Apple, e qualquer aplicativo que utilize o CoreText e esteja rodando no iOS 6.1.3 e OS X 10.8.4 pode subitamente travar.

Não vou colar a sequência de caracteres por motivos óbvios, mas se você amanheceu com problemas para abrir algum aplicativo, provavelmente se trata de um fruto do bug da String da Morte. Quem tem smartphones com Android ou outra plataforma pode derrubar o WhatsApp do coleguinha sem esforço algum. O pior de tudo isso é que os aplicativos não abrem sem choro nem reza, restando removê-lo e instalá-lo novamente. Isso também acontece com aplicativos no Mac e iPad.

Essa é uma falha que já existia há algum tempo e que foi descoberta e corrigida apenas agora nos betas do iOS 7. A situação é grave e muita gente está sendo prejudicada pelas consequências desse bug. Quem utiliza o iOS 7 beta ou versões anteriores do iOS 6 não sofre problemas. O mesmo acontece com quem utiliza o OS X Mavericks ou versões anteriores ao Mountain Lion.

Enquanto as redes sociais continuam inundadas com esse conteúdo, a dica para quem utiliza Mac e precisa navegar na internet em paz é utilizar o Firefox. Ele não utiliza a API CoreText da Apple e consegue exibir a string sem problema algum. E se você está se perguntando quais são os dizeres desse caractere, fique sabendo que são apenas letras soltas e não formam nenhuma palavra com algum sentido.

De qualquer forma, esperamos que a Apple corrija isso o mais rápido possível. Mas eu não duvido que a empresa simplesmente ignore esse bug, uma vez que o iOS 7 será disponibilizado logo em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados