Na semana passada, falamos do hacker que expôs falhas gravíssimas de segurança em aeronaves e mostrou que é possível controlar um avião com o smartphone. Agora, vamos abrir a semana com uma notícia semelhante, mas bem mais próxima de nós: há uma suposta falha semelhante nos trens do Metrô de São Paulo.

Esse seria o assunto da palestra Como paralisar uma linha de trem em São Paulo, que aconteceria no HackingDay, no último sábado. Ela seria ministrada por uma pessoa conhecida apenas como Mister M, mas foi cancelada por ordem do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Na notificação, consta “perigo de desastre ferroviário, incitação ao crime e praticar sabotagem”.

Créditos: Blog Ponto De Ônibus

Segundo a postagem que anunciava a palestra, a tal falha permitiria causar atrasos nos trens, o que poderia, por exemplo, tornar a abertura da Copa do Mundo em 2014 um fracasso. Gustavo Lima, o dono do blog Coruja de TI, disse ter conversado com o palestrante e ficado assustado com a teoria por ela ser perfeitamente plausível.

Nada foi dito sobre a possibilidade de controlar a velocidade e o sentido de deslocamento dos trens, o que poderia causar uma enorme tragédia. A palestra, lógico, não ensinaria o passo a passo de como utilizar um netbook para instaurar o caos nas linhas do metrô. Mas, ainda assim, Lima e Mister M foram impedidos de comentar o assunto.

De acordo com o blog, a palestra será apresentada para o governador Geraldo Alckmin e autoridades competentes. Afinal, quem descobriu a falha não tem intenção de fazer atentados terroristas, mas de mostrar como o sistema tem falhas graves de segurança e prevenir os problemas que possam ocorrer caso esse conhecimento caia nas mãos erradas. Tentamos entrar em contato com Lima para saber se a reunião já está marcada, mas ainda não obtivemos resposta – sem querer ser negativa, mas já sendo, dificilmente teremos.

Com informações: Gizmodo Brasil

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

portela.thiago
É que discutir sobre a malha metroviária de São Paulo acaba puxando a discussão sobre o transporte público tambem, afinal a área da cidade é muito grande para contar apenas com linhas de trens e metrôs. Mas, como usuário do metrô, vejo que se tornaram esporádicos os problemas na linha azul nos horários de pico. Isso é um bom fator para um serviço que pretende crescer.
Felipe Lima
mas esse tal 'hacker' esta querendo ganhar alguma coisa do governo.. por isso nao esta desrespeitando eles!!!
EFG
Impedir a divulgação de falhas todo mundo quer... Agora arrumar o problema que é bom, nada.
Vinnicius Araújo
Na minha opinião, pode ser o sistema mais seguro e estável do mundo, mas se a aplicação for desenvolvida sem padrões de qualidade, estabilidade e segurança vão sim existir falhas e brechas de segurança.
Mike Metralha
A última vez em que ouvi falar sobre, eles utilizavam Solaris. Não sei como está agora.
Mike Metralha
Eu faço parte de um grupo de discussão do MetrôSP. Eu acho que ele funciona muito bem, o problema é que uma cidade do porte de SP contar apenas com o Metrô é bem complicado. Há tempo não se investe no transporte de ônibus, por exemplo. Nem lembro qual foi o último corredor de ônibus implantado na cidade. Mas acho que aí já foge o assunto.
diogorg
Não funciona bem? Por que? Quando tem greve a cidade entra em caos, acho que é porque funciona bem sim. Só atende a demenda que deveria suportar. Tem que melhorar muito, mas criticas como estas são totalmente impensadas.
David Diniz
Não muda muita coisa afinal todo mundo que mora aqui em SP sabe que o metrô não funciona bem.
Guilherme Nobre
ou seja, vai que tem um cracker na palestra para hackers hhahahah
Marcus Pessoa
Como sempre, os problemas de segurança são tratados na base do sigilo. E eu acho estranho como as pessoas se intimidam fácil. É só chegar com uma intimação da polícia flagrantemente ilegal que já ficam com medo. Jà não se fazem mais hackers como antigamente.
Guilherme Nobre
Discordo. Um hacker sabe da brecha e fala em uma palestra p mais um monte de hacker? e se 1 deles for mal intencionado? A notificação (“perigo de desastre ferroviário, incitação ao crime e praticar sabotagem”.) está certa
Ricardo Tirabaço
Essa foi boa! Mas achei exagerada essa preocupação do governador e demais autoridades. Claro tem que investigar, mas proibir palestra foi exagero.
Motomagx Noitatsyalp
Sistema operando no Windows 8...
Mike Metralha
Ah... Causar atraso no Metrô de São Paulo é fácil. Quero ver fazer ele funcionar no horário.