BlackBerry Z10, novo smartphone da RIM, aparece em vídeo

Anúncio oficial deve acontecer no dia 30 de janeiro

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 dias

A canadense Research In Motion marcou o lançamento do BlackBerry 10 para o dia 30 de janeiro, mas as primeiras informações sobre o sistema operacional e os dispositivos já começaram a aparecer em sites de vários países. Desta vez, o BlackBerry Z10, suposto nome do primeiro smartphone com BlackBerry 10, mostrou a sua cara através de um vídeo publicado no site austríaco Telekom Presse.

O aparelho mostrado no vídeo é o mesmo que apareceu recentemente em diversas fotos. Ele possui um formato retangular com cantos arredondados (o que pode causar alguns problemas) e a frente é dominada por uma tela sensível ao toque — nada de teclado ou botões físicos. A traseira tem uma textura diferenciada, que não vimos em nenhum BlackBerry até agora, e se parece muito com a que a própria RIM divulgou no site do BlackBerry 10.

Além de mostrar o BlackBerry Z10, o austríaco de mãos gigantes também passa pelas várias telas do sistema, exibindo o cliente de email, o navegador e vários aplicativos de terceiros, incluindo um do Dropbox. Nada muito diferente do que vimos na apresentação da RIM, em setembro do ano passado, quando a empresa prometeu que os principais aplicativos estarão na plataforma. Facebook, Twitter, Foursquare, LinkedIn e Jetpack Joyride já estão confirmados.

blackberry-z10

O BlackBerry 10 ganhou um visual bem mais moderno e tem uma tela de bloqueio que dá acesso fácil a emails, mensagens de texto e outras notificações. A central de notificações se chama BlackBerry Hub e ganhou atenção especial da RIM durante o desenvolvimento, já que a empresa acredita que os usuários passarão boa parte do tempo no Hub. O sistema é bastante focado em multitarefa e o controle é feito por gestos. No vídeo, ele pareceu bem rápido e fluído.

Será que o seu próximo smartphone vai ser um BlackBerry?

Com informações: BGR.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados