RIM anuncia primeiros smartphones com BlackBerry 10

Fabricante canadense agora se chama apenas BlackBerry.
BlackBerry Z10 e Q10 são os primeiros smartphones com o novo sistema.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 dias
blackberry-10

A RIM, que não é mais RIM, está anunciando hoje o BlackBerry 10, nova versão do sistema operacional móvel que traz uma interface totalmente renovada, foco em multitarefa e o BlackBerry Hub, uma central de notificações que pode ser acessada a qualquer momento e centraliza informações dos seus aplicativos, contas de email, tweets e publicações do Facebook e LinkedIn. BlackBerry Z10 e Q10 são os primeiros smartphones com o novo sistema.

A fabricante canadense promoveu diversos eventos com desenvolvedores para incentivar a criação de aplicativos para a plataforma. Mais de 15 mil aplicativos foram portados para o BlackBerry 10 em apenas um fim de semana. A empresa havia prometido que os principais aplicativos estarão disponíveis no BlackBerry 10, incluindo clientes de Twitter, Facebook e LinkedIn. E como o BlackBerry não é só para usuários corporativos, a plataforma também receberá jogos como Jetpack Joyride e Where’s My Water.

RIM passa a se chamar apenas BlackBerry
RIM passa a se chamar apenas BlackBerry

No evento de lançamento, a empresa também anunciou uma mudança de marca. Nada de RIM: agora, a empresa passa a se chamar apenas BlackBerry, o que infelizmente acaba com uma série de trocadilhos. Os códigos nas bolsas de valores também mudaram para refletir a renovação de marca: BBRY na americana Nasdaq e BB na canadense TSX.

BlackBerry Z10 e BlackBerry Q10

Os dois primeiros aparelhos com BlackBerry 10 são o BlackBerry Z10 e o BlackBerry Q10. O primeiro você conhece: ele apareceu em diversas fotos vazadas e até em vídeos. O segundo é um aparelho com teclado físico QWERTY, feito para os usuários mais conservadores da plataforma.

blackberry-smartphones

O BlackBerry Z10 possui um touchscreen de 4,2 polegadas com resolução de 1280×768 pixels (356 ppi). A BlackBerry promete uma “navegação super rápida” e uma forte integração com as redes sociais. O aparelho tem processador dual-core de 1,5 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (com expansão por microSD de até 32 GB), câmera de 8 megapixels com gravação de vídeo em 1080p e frontal de 2 megapixels. Também há Wi-Fi, GPS, Bluetooth e NFC.

O BlackBerry Q10 tem teclado físico e uma tela quadrada de 3,1 polegadas com resolução de 720×720 pixels. A traseira é formada por um material diferenciado que o CEO Thorsten Heins promete ser mais fino, mais leve e mais resistente que plástico. Assim como o BlackBerry Z10, ele possui processador dual-core de 1,5 GHz, 2 GB de RAM e será vendido nas cores preto e branco.

BlackBerry World

A BlackBerry investiu pesado na loja de aplicativos BlackBerry World. Ela estreia com 70 mil aplicativos e os mais importantes estão lá: tem Twitter, Facebook, LinkedIn, Foursquare, Skype, WhatsApp, Rdio, Dropbox, TuneIn Radio, SoundHound, Evernote e Kindle. Jogos como Dead Space, Plants vs Zombies, Jetpack Joyride, Fruit Ninja, Angry Birds Star Wars, Real Racing 3, Cut The Rope, Asphalt 7 e vários outros poderão ser baixados e instalados pelos futuros proprietários do BlackBerry 10.

bb10-games

O BlackBerry 10 tem uma dura missão: reconquistar os usuários que perdeu nos últimos anos com a ascensão dos concorrentes Android e iOS, que também ganharam recursos corporativos e formaram um forte ecossistema. De acordo com dados da Gartner, o BlackBerry representava 19,9% das vendas de smartphones no ano de 2009. No primeiro trimestre de 2012, a participação do sistema foi de apenas 6,9%.

Os dois novos smartphones da BlackBerry serão lançados no Brasil, mas a empresa ainda não divulgou nenhuma data. De acordo com a Folha, pelo menos um deles deve chegar ao país ainda no primeiro semestre do ano — e ele poderá ser compatível com 4G brasileiro. A BlackBerry deverá anunciar os preços e datas de lançamento no Brasil em fevereiro. Nos EUA, o preço do BlackBerry Z10 no contrato será de US$ 200.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados