Início » Brasil » 4G da Vivo atinge 60 Mb/s na Campus Party

4G da Vivo atinge 60 Mb/s na Campus Party

Mesma conexão registrou velocidade mínima de somente 3 Mb/s

Avatar Por
Tecnoblog na Campus Party 2013

O maior evento geek do mundo não se resume à conexão cabeada de 30 Gb/s – que, por sinal, está bem distante de alcançar esse volume todo de troca de dados. Testamos a conexão por 4G LTE que a Vivo liberou para nós durante a Campus. Acredite se quiser, bateu o pico de 60 Mb/s. Sensacional. Não fosse pela instabilidade de velocidade detectada pelos nossos testes.

Primeiro de tudo, deixe-me dizer que não fizemos um teste laboratorial, cheio de considerações técnicas. Plugamos o modem 4G fabricado pela Huawei no MacBook Air e entramos em alguns medidores de velocidades, desses que você usa aí na sua casa. Houve momentos em que a banda larga móvel atingiu 60 Mb/s. Porém, em outros instantes apresentou somente próximo de 4 Mb/s.

conexao-vivo-4g

Veja a seguir nossos registros:

  1. Download: 3,85 Mb/s; Upload: 2,11 Mb/s; Latência: 60 ms. (via Speedtest.net)
  2. Download: 39,37 Mb/s; Upload: 9,90 Mb/s; Latência: 83 ms. (via Ookla)
  3. Download: 11,86 Mb/s; Upload: 10,96 Mb/s; Latência: não registrada. (via Speakeasy)
  4. Download: 60,32 Mb/s; Upload: 33,09 Mb/s; Latência: 44 ms. (via Speedtest.net)
  5. Download: 6,64 Mb/s; Upload: 1,91 Mb/s; Latência: 74 ms. (via Speedtest.net)

Outro teste não oficial, o do BitTorrent, mostrou que a rede 4G da Vivo sustentou picou de 42 Mb/s. Na maior parte do tempo, porém, ficou em 20 Mb/s.

É importante observar que a antena da operadora estava a poucos metro do nosso ponto de teste. Esperávamos que a latência fosse menor devido à proximidade física. Também vale o registro de que o mínimo de 3 Mb/s se aproxima do que nós temos hoje com o HSPA+ (também chamado de 3,5G). Imagine quando as redes 4G estiverem mais populares, com mais dispositivos ligados a elas… Imagina na Copa.

O 4G LTE promete downloads de 100 Mb/s e uploads de 50 Mb/s em condições reais, as quais nunca foram atingidas. Testes conduzidos em laboratórios permitiram registros de downloads superiores a 300 Mb/s.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tsugun123
Correto isso é 4g da vivo? tipo estou prestes a pegar queria saber uma coisa ( tipo 3g todo més num dia certo ganho os bonus la q posso usar os 3megas qndo atingir esse limite ela decai pra 285kbps) todos sabemos q 285kbps é um lixo ( qeria saber 4g ela é igual 3g sempre q usar seus bonus cai pra 285kbps? ou a 4g é melhor consegue pegar + dwe 285kbps depois de te usado bonus espero reposta estara me ajudando mt obrigado...
Thássius Veloso
Era dentro, Thiago. Ficava acima do OVNI da Telefônic Vivo.
Thiago Sabaia
Quando eles falam próximo, não significa que a antena era dentro da Campus Party.
Abraão Caldas
Usar java em um servidor exposto a internet é uma coisa no seu pc pessoal é outra. Eu crio ambientes virtuais para testes ou quando quero visitar algum site que não confio, você pode tentar dessa forma.
Fábio de Jesus
E eu aqui achando que tava bom os 10Mbps de download e 1Mbps de upload do virtua, triste ilusão.
Rodrigo
Agora calcula ai... mais algumas centenas de pessoas usando torrent (mesmo tempo)... mais alguns quilômetros de distancia... mas algumas antenas com gambiarras sendo usada por outras operadoras ao mesmo tempo....mais alguns prédios, montanhas, arvores, etc... CONCLUSÃO, a mesma M de sempre. Por uma modica quantia só no Brasil mesmo camaradas.
daviddiniz
Daniel Bittencurt eu já fui cliente Oi,Claro,TIM,Vivo e das 4 na minha opinião(e de VÁRIOS conhecidos) a Vivo é a melhor. Se você ACHA que esse acordo da Oi e TIM vai resultar em uma rede LTE BOA, pois acorde do sonho e caia na realidade, pois todo mundo SABE do histórico dessas duas operadoras e também sabemos que as duas ai compraram 10+10Mhz por não terem atingindo as metas de expansão do 3G enquanto a Claro e a Vivo compraram os MELHORES Mhz: 20+20Mhz. Falando nisso cadê o tão falado do LTE da TIM e da Oi? É mais uma lenda no folclore da telefonia móvel assim como o 3G dessas operadoras? Pois uma coisa é mostrar em feira outra coisa é colocar para o público. OBS: Atualmente sou cliente VIVO e Claro.
Ck Wang
Segue screenshot do Speetest usando iphone4 que nao suporta HSPA+ na 3G da Vivo:https://www.dropbox.com/s/8z92u1y7xeszta7/Photo%2002-02-13%2008%2048%2029.png
Daniel Bittencourt
Paulo, realmente as velocidades podem variam muito pois tem vários fatores que influenciam no teste, até o servidor que você usa para testar no SpeedTest influencia (as vezes muito mais do que você imagina), mas o meu ponto é que mesmo com uma tenologia mais "antiga" as velocidades são muito melhores do que estamos acostumados com o nosso 3G aqui no Brasil. Do jeito que as coisas estão indo no final teremos com o LTE o que em outros lugares já é oferecido com o HSPA+. E se depender da Vivo e do histórico de utilização de equipamentos sulcatiados de outras teles e rede cheia de problemas, será exatamente o que teremos em relação a LTE. Se realmente a parceria da TIM e OI sair, essa será uma rede realmente digna de ser chamada de LTE.
Thássius Veloso
Já devolvi o modem. Pelo que pesquisei nas imagens do Bing, parece que sim, é esse mesmo.
Thássius Veloso
Não. É modem cedido pela Vivo e compatível com USB.
Everton Favretto
Esse modem é o E392, certo?
Raphael Rios Chaia
Não rola tentar fazer a medição com o app do SIMET para iPhone/iPad? Ou encontrar alguém que tope acessar o site?
viniciusghietti
Isso serve de consolo para voce? http://www.speedtest.net/result/2467000605.png - Plano de 300mb https://twitter.com/robertpiazinhu/status/294327984058408960/photo/1 - Plano 1gb
Paulo Telles Filho
Não é bem assim não, Daniel. Moro na Alemanha e nunca alcancei mais que 5 Mbps com a Vodafone. Claro que tá mais do que bom (pra mim), mas não é uma maravilha não. Segue screenshot do Speedtest: http://db.tt/2Mymxkg0
Exibir mais comentários