O YouTube anunciou nesta quarta-feira que fechou um acordo com a Paramount para liberar 500 filmes do estúdio para aluguel em suas páginas. Entre os títulos, que estarão ao alcance dos navegantes dos Estados Unidos e Canadá, estão desde lançamentos como “A Invenção de Hugo Cabret” a clássicos como “O Poderoso Chefão”.

Até o momento os termos do acordo não foram divulgados, assim como os preços e prazos das locações. Também não existem mais detalhes a respeito de como os pagamentos serão feitos, mas o próprio site de vídeos dá a dica no post de seu blog oficial em que apresenta a novidade. “O YouTube e o Google Play terão o que você procura graças à Paramount”, afirma o texto escrito por Malik Ducard, diretor de conteúdo e parcerias do serviço.

O número de títulos deverá “ser ampliado com o tempo”.

Essa não é a primeira vez que o YouTube oferecerá conteúdo pago a seus usuários. Desde 2010 o site realiza uma série de experimentos com o formato, transmitindo filmes de festivais de cinema independente, como quando cobrou US$ 4,99 para navegantes assistirem os cinco finalistas do festival de Sundance pela rede, com som de alta qualidade e imagem em alta definição.

Como aponta a rede de notícias Reuters, o aspecto mais curioso do acordo é que ele foi fechado justamente com uma subsidiária da Viacom, gigante das comunicações que processa o YouTube desde 2007 por conta de violações de direitos autorais. Segundo o estúdio, o YouTube é responsável pelos usuários que fazem uploads de programas como “Bob Esponja”, “South Park” e “Daily Show”. Por isso deve pagar uma indenização de US$ 1 bilhão.

Atualizado às 15h30.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados