O YouTube completou saudáveis sete anos neste domingo (20/5) e, como de hábito, a data mereceu uma comemoração à altura em seu blog. De presente de aniversário, o site ganhou um vídeo bacanudo que mostra os principais feitos de sua curta e notável história, desde o registro de domínio até os recordes de visualizações batidos por vídeos virais.


(Vídeo do YouTube)

De acordo com a equipe responsável pelo YouTube, o site agora recebe 72 horas de vídeos a cada minuto em seus servidores, aumento de 50% em relação ao ano passado. Só para comparar, quando completou seis anos o serviço recebia o equivalente a dois dias de vídeo dos usuários a cada minuto, marca que agora subiu para três dias de vídeos a cada 60 segundos. Nada mal. “Isso é tempo suficiente para assistir 61 cerimônias do casamento real, 841 Bad Romances e 1.194 Nyan Cats“, lembra a equipe do YouTube em seu blog.

Outros números mostram que o YouTube tem 800 milhões de usuários que assistem a três bilhões de horas de vídeos todos os meses, e que o índice de assinaturas de canais cresceu 50% em relação ao ano passado.

Para quem chegou agora, o YouTube foi fundado por Steve Chen, Chad Hurley e pelo quase desconhecido Jawed Karim em 14 de fevereiro de 2005, mas o serviço só entrou no ar dia 20 de maio do mesmo ano. Em outubro de 2006 o serviço foi comprado pelo Google por US$ 1,65 bilhões, o que na época deixou um bocado de especialistas horrorizados, já que não se via maneira do site “ser capaz de gerar algum lucro”. Atualmente o YouTube é o terceiro site mais visitado da rede, e gera seu lucro principalmente da venda de anúncios.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno Caldeira
Achievement: "assistir todos os vídeos do Youtube!"
Smess
Achei ótimo a ferramenta de 3D.
Turdin
Pra mim o youtube morreu no inicio de 2007, quando o google começou a operar efetivamente
Rafael Marcon
Bem bacana o vídeo. Destaque pra moça que se ouve pela primeira vez e pro Wayne Coyne dos Flaming Lips usando sua bolha pra pular na galera no final do vídeo. Esse youtube 3D eu nunca usei, nem sabia (ou nem lembrava) que existia.
gsctt
Eu vi os contornos do símbolo da Rede Globo no primeiro segundo do vídeo.
@edisonlsm
A coisa mais legal que já vi no YouTube nesses 7 anos foi terem colocado o Nyan Cat na barra de progresso do vídeo original do Nyan Cat :D Pena que logo depois mudaram o player e sumiu =(