Rumor do dia: “Xbox TV” será a televisão e o videogame de baixo custo da Microsoft

Dispositivo provavelmente rodará sistema baseado no Windows 8

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas

Fontes familiares com a situação disseram ao site americano de informática Verge que a próxima investida da Microsoft será não em sistemas operacionais nem computadores, mas em entretenimento para televisão. Estariam preparando em Redmond aquilo que o site chama de “Xbox TV”, uma set-top box nos moldes de Roku, Apple TV e Boxee para consumidor conteúdo.

Faz tempo que rumores de mercado apontam para a próxima geração do console da Microsoft – chamada graciosamente de “Xbox 720” pela mídia especializada. Além deste produto, a ser lançado no ano que vem se os rumores se confirmarem, também haverá a set-top box especificamente desenhada para trazer a experiência de jogos mais simples ao televisor grande da sala de casa.

Caso o produto algum dia saia da fábrica, terá como destaque o baixo custo em relação ao console tradicional, que no Brasil custa por volta de 850 reais com 250 GB de espaço interno para baixar DLC e salvar jogos. Claro que, como em qualquer relação comercial, cada loja pratica o preço que bem quer. Já a Xbox TV seria focada em consumo de entretenimento – vídeos e áudios.

O serviço de streaming de música Xbox Music custa 15 reais por mês e dá acesso ilimitado a um enorme acervo de canções diretamente no console, no computador com Windows 8 e em alguns dispositivos móveis.

Falando em Windows, o Verge afirma que o sistema operacional Windows 8 será a base da plataforma da set-top box. Pela primeira vez na história, a Microsoft produz com o sistema mais atual versão para arquitetura ARM focada em tablets.

Xbox TV seria um acompanhamento para a televisão com hardware que a permita ligar rapidamente e reproduzir conteúdo de alta qualidade. Para tanto, dependerá fortemente da conexão com a internet. O que só me leva a crer que os moradores de Kansas, nos Estados Unidos, estarão muito bem servidos. Por lá a banda larga do Google com velocidade de 1.000 Mbps custa 70 dólares mensais.

Vale lembrar que os rumores no entorno da marca Xbox têm se intensificado nos últimos meses. Além do suposto Xbox 720 (nome horroroso, diga-se de passagem) e da Xbox TV, o mesmo site Verge sustenta que a gigante do software trabalha no desenvolvimento de um tablet Surface com tecnologia do Xbox.

Correção em 22/11 às 12h30. O texto original dizia que a banda larga do Google oferece 1.000 Gbps, quando, na verdade, são 1.000 Mbps.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados