Planos vazados da Microsoft mostram Xbox 720 e óculos de codinome Fortaleza

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 3 dias
O hardware do Xbox 720 | Clique para ampliar

O rumor de que a Microsoft está produzindo um sucessor para o Xbox 360 tem recebido cada vez mais força, com informações sobre o dito console aparecendo várias vezes nos últimos meses. As mais recentes são de uma apresentação da Microsoft criada em agosto de 2010 e que vazou no sábado (16) no site Scribd. A apresentação poderia ser falsa, mas um acontecimento acabou confirmando que ela é real: uma firma de advogados requisitou a retirada do arquivo do ar.

O hardware do novo console parece até ser decente para compensar a espera. Os slides indicam que a Microsoft pode usar processadores de arquitetura ARM ou x86 com 6 ou 8 núcleos e cada um rodando a 2 GHz de clock, além de três núcleos PPC com 3,2 GHz de clock cada e esses seriam usados especificamente para rodar jogos do Xbox 360. Segundo um rumor de janeiro, o chip com todo esse poder de processamento teria o codinome Oban e já estaria em produção.

Esse console também teria suporte a mídias Blu-day e saída de vídeo em 3D e 1080p e até suporte a PVR, segundo o documento de 56 páginas. Dentre os planos mostrados na apresentação, está a previsão para o Xbox 720: 2013 ele deve estar disponível.

Kinect 2 e óculos codinome Fortaleza

Outros dois itens além do Xbox que também foram mostrados são uma nova versão do Kinect, chamado Kinect V2, e um óculos de realidade aumentada que teria suporte a 3D. Esse óculos por enquanto está sendo chamado de Project Fortaleza e quem estava ligado nas notícias da Microsoft em 2010, vai perceber que não é a primeira vez que a gigante de Redmond usa nomes de capitais brasileiras nos seus projetos: o Kinect surgiu de um Project Natal.

Apresentação mostra o futuro dos consoles da Microsoft | Clique para ampliar

O Kinect V2 deve chegar em 2013, junto com o próximo Xbox – talvez até literalmente, já que os slides indicam que a Microsoft pode vender um pacote só com os dois por US$. Já o Project Fortaleza aparece como previsto para 2014, e deve chegar com suporte a conectividade WiFi com uma versão com suporte a 4G aparecendo no ano seguinte. Como sempre, a Microsoft já disse que não comenta rumores, mas a atitude da firma de advogados que a empresa contratou já falou tudo o que precisávamos saber.

Com informações: ArsTechnica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados