Início » Celular » Seria legal usar várias contas Live no Windows Phone

Seria legal usar várias contas Live no Windows Phone

Problemão para quem tem uma conta Live específica para o Xbox.

Avatar Por

Celular com Windows Phone em mãos, a primeira que o sistema faz ao iniciar pela primeira vez: verificar o fuso horário, localização e confirmar que o proprietário aceita os termos de uso da Microsoft. Em seguida, aparece a tela com os dizeres “Entrar com um Windows Live ID”. A partir daqui, meu caro, o seu celular fica irremediavelmente conectado a somente uma conta Live ID de sua escolha. Hoje eu vou discutir as implicações de ter que atrelar o smartphone a uma conta apenas.

Logo de cara: associar a uma conta Live ID

A parte boa primeiro. Todos sabem que o Windows Phone vem com a promessa de facilitar a vida do usuário. Colocar as pessoas em primeiro plano, diz o material publicitário. De fato, o hub “Contatos” (ou People Hub, como é chamado em inglês) centraliza as interações em todas as principais redes sociais — tem Twitter, Facebook e LinkedIn. A praticidade de encontrar as atualizações dos amigos presentes em redes sociais é inigualável.

Para chegar nesse resultado temos que atrelar o aparelho a uma conta Live ID, como eu disse. Aquele seu email antigo no MSN Messenger serve para esse propósito. Uma vez que essa etapa é concluída, algumas informações sobre o aparelho ficam armazenadas para sempre em conjunto com a Live ID que você escolheu. Também é bacana porque o consumidor não precisa, por exemplo, digitar login e senha do Twitter porque o Windows Phone fica esperto e passa a puxar essa informação automaticamente.

Só que tem a parte ruim.

A Live ID adicionada por ti ao Windows Phone será usada pela Microsoft na integração que o sistema faz com alguns serviços da linha Live: Hotmail, Office, SkyDrive, Messenger, Marketplace e Xbox.

Diria que o Hotmail é o de menos, visto que dá para adicionar várias contas de email da Microsoft, bem como de outros provedores. Ainda que o telefone esteja vinculado a um endereço @live.com, por exemplo, o dono do dispositivo tem a opção de adicionar também o endereço @hotmail.com.br para receber no celular as mensagens encaminhadas a essa conta. Tranquilo como nas demais plataformas móveis.

A coisa começa a ficar mais complicada quando falamos dos demais serviços da família Live da Microsoft. Começando pelo hub do Office, a suíte de produtividade da companhia. Ali tem Word, Excel e PowerPoint na palma das mãos. E tem o SkyDrive para armazenar estes arquivos diretamente na nuvem da Microsoft (com direito a 25 GB de espaço). Porém, quem tem uma conta com uma finalidade e outra com outra não pode alternar entre as instâncias de SkyDrive.

Fiz o teste aqui no meu celular. Adicionei o @hotmail.com.br como conta principal e o @live.com como secundária. O hub do Office me permite verificar quais documentos estão no “SkyDrive de Thássius Veloso”, desde que seja a nuvem atrelada à conta principal. Custa adicionar um botão para buscar os arquivos no SkyDrive da conta @live.com?

Sim, existe o aplicativo de SkyDrive no Marketplace para instalar e configurar com a conta que quiser. Pena que ele não faz parte do sistema. Não está devidamente integrado ao aparelho, como é o caso do hub do Office.

Falando de Marketplace: existem lojas distintas para Estados Unidos e para Brasil, bem como outros países. O consumidor é quem decide a qual loja sua conta Live ID será atrelada logo na primeira vez em que ativa o Marketplace. Infelizmente, essa decisão vale para todo o sempre. Um aplicativo exclusivo da loja americana não tem como ser baixado por um proprietário de Windows Phone com a loja brasileira ativa.

De novo, pergunto: custa dar essa opção? Não sei dizer com relação ao Android, porém sei que nos dispositivos da Apple é relativamente fácil encerrar a sessão no iTunes com uma conta americana para autenticar-se novamente com uma conta brasileira e, assim, tirar o melhor proveito possível de todas as lojas.

Para mim é necessário permitir que o consumidor brasileiro vá às compras na loja americana, visto que lá tem alguns apps bem bacanas que não foram liberados para nós. Salvo engano, os jogos são a parcela mais importante nesse limbo.

Forever alone no hub de Xbox/Jogos

Agora vou lhe dizer qual foi o ponto alto da falta de múltiplas contas Live ID: o Xbox. Esse Windows Phone maroto por padrão oferece um hub com pontuação, acesso aos amigos, exibição de avatar e tudo mais que a sua GamerTag de Xbox oferece. Até dá para atrelar corretamente o perfil de jogador ao telefone se você ainda não associou o Xbox a uma conta Live específica. Porém, se já fez isso antes, não tem como voltar atrás.

O Xbox 360 oferece algumas opções para desassociar a GamerTag de uma conta Live ID e associar a outra. Não funcionou. Isso quer dizer que, por mais que eu queira, não consigo ter o hub de Xbox completo no meu Windows Phone porque a conta Live principal não é a mesma do meu perfil no Xbox. E não há santo que faça o console entender que eu quero mudar o endereço associado ao meu avatar de @live.com para @hotmail.com.br, ainda que, em tese, a MS ofereça a opção de migrar. Segui as instruções fornecidas por eles e, mesmo assim, o resultado foi negativo. Não me pergunte o motivo.

É evidente para mim que a Microsoft se esforça para que os consumidores utilizem somente uma conta Live ID. Esse é o cenário ideal e não tenho dúvidas de que muitos clientes não vão perceber a falta de opção. Criam uma conta Live ID ao comprar o telefone, adicionam a loja brasileira, apenas uma GamerTag de Xbox e está tudo certo.

Porém, pode não ser assim para todos e o meu papo aqui se dirige aos amantes da tecnologia, um pessoal normalmente mais difícil de agradar.

Cada usuário sabe qual serviço melhor lhe atende. E também sabe qual conta é a melhor para utilizar o Messenger, ou o Office, ou a integração com o Xbox. Faço a sugestão para a Microsoft: permita-nos ajustar essas opções de acordo com as nossas necessidades. Ter uma conta para o Office, outra para fazer compras na loja e uma terceira para nos comunicarmos com os nossos amigos no Messenger.

Por muito tempo a MS foi inconstante no universo da web. Oferecia serviços mais ou menos e de vez em quando aparecia com coisas legais. Também lançou produtos conectados à rede que, por vezes, nos obrigaram a criar novas contas. Depois de tanta confusão, seria legal usar várias contas Live ID no Windows Phone.

Duvido, porém. E o Windows 8 vai pelo mesmo caminho.

O jeito que eu encontrei foi começar do zero. Uma conta @hotmail.com.br por enquanto sem amigos no Messenger, sem documentos no SkyDrive e o pior: sem possibilidade de visualizar os conteúdos do Xbox. Pelo menos funciona.

Outra opção seria oferecer a fusão de várias contas, com apenas um endereço prevalecendo. Que tal, Microsoft? A ideia foi dada por alguns leitores e eu concordo totalmente com ela. Escolho o endereço de email, depois qual Messenger usar, depois qual GamerTag, e por aí vai.

Este artigo faz parte do especial “Abrindo Janelas”. Contamos aqui nossa experiência ao usar a plataforma da Microsoft para celulares. Entenda o projeto e leia todos os artigos.

Atualizado às 18h00.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Trócilo
Gostaria de saber.. se eu cadastrar o celular com um Live ID americana pra ter acesso ao Marketplace completo eu não podeira mais usar cartões de credito brasileiros (sem a opção internacional) para comprar aplicativos.. mesmo aqueles aplicativos q também estão presentes no Marketplace brasileiro ??
Álvaro Rutz
Gostei do artigo e fico irritado da forma que a Microsoft priva a região e a anos, usuários tentam mudar esse quadro. Thas, fica à dica de post para a seção, abordar um tema chato: jogos na Marketplace do Brasil, especificamente os títulos Xbox Live, são 62 no Brasil e 122 no total, nos EUA, tudo isso, porque eles devem passar pelo Ministério da Justiça e ninguém está nem aí. A situação piora quando o quadro é aumentado para todos os jogos, são mais de 10.000 na conta americana (ou a maioria delas) e menos de 100 no Brasil. E a maioria das pessoas utiliza uma conta brasileira do serviço, acho que seria conveniente entrar nesta questão. Abraço!
@hyagolp
Estava com a mesma dúvida. Valeu! ;)
@hyagolp
Opa, minha pergunta já foi respondida ali em cima pelo Thássius Veloso "Jorge, a conta Live ID fica atrelada ao dispositivo na instalação atual. Dar o reset para ajustes de fábrica faz com que o sistema reinicie totalmente."
@hyagolp
Não é possível dar uma espécie de Master Reset no aparelho e vincular uma outra conta ao aparelho? Tipo, se eu comprar um aparelho usado ele estará eternamente vinculado à conta do primeiro dono?
Samuel
Rpz... Eu tenho 3 contas do hotmail no meu, uma do facebook e uma do google. Sendo que a do face e as 3 do live ficam online e posso conversar com ambas
beto
eu comprei um wp7 (omnia) a aproximadamente 1 mês, decidi utilizar minha id brasileira @hotmail.com q é aonde estão todos os meus contatos do messenger (q não utilizo mais) mas principalmente por causa do meu xbox, q está atrelado a esta conta. apesar de estar adorando o wp7 (era usuário "avançado" de android) estou tendo um transtorno grande exclusivamente por causa do market, q o do brasil sux! entro no wpcentral diariamente e fico indignado em ler os reviews sobre apps e jogos e quando vou buscar eles no market brasileiro, não existem! estou tentando achar uma solução para resolver o problema, já tenho uma live id americana, mas estou tentando ver se vale a pena fazer o reset do aparelho e começar tudo novamente com a id americana (e perder o sincronismo com o xbox) ou se vale a pena um jailbreak...
@nand0ventura
Ok...dúvidas e dúvidas e dúvidas...me ajudem por favor! Ganhei um Lumia 710 e um Xbox em um sorteio.Estava querendo vender ele e juntar mais um pouco pra comprar o Motorola Atrix ou o LG Optimus 2X ou o Lg Optimus 3D (que achei um trambolho). Vou receber ele amanhã e queria saber se eu fico ou não com ele. O Atrix é melhor e não queria pagar (e caro) por todos os aplicativos.Android é a bola da vez no quesito popular e sou pobre de Marré Dessi.Por isso um Android seria a melhor opção.Vi os jogos da Market brasileira e se a Nokia não nos salvar com os aplicativos,morreremos de inanição. Fico ou não com ele?Uso um msn brasileiro e dois e-mail hotmail.com.E nem adianta Xbox conta live ou sei lá pra que isso serve,porque eu não tenho xbox,o que ganhei vou vender pra ajudar a pagar um curso.Vou poder acessar o msn e vários e-mails?Vou ter que sofrer com 2 tipos de joguinhos grátis? Alguém me ajude,por favor...
Pierre
A Microsoft criou vários bloqueios para impedir que usemos uma conta americana. Eu optei por usar uma conta americana no celular, então tenho que me acostumar que muita coisa não ira funcionar. Por exemplo, meu windows 7 está conectado numa WiFi. O windows sabe que a rede WiFi é do Brasil e armazena isso numa variável de sistema. Ao abrir o zune e tentar fazer logon com a minha conta americana, ele não deixa, por causa da minha localização. Posso usar o skydrive com minha conta brasileira, de 25gb, mas não posso abrir uma planilha dele, pq o Office é disparado com uma conta americana. Ai tenho que migrar meus arquivos para a minha conta americana, de 7gb. Tb não existe nenhuma forma de mudar uma conta de país
@LBKatan
Eu sei que já lançaram o aplicativo, mas nem todo mundo usa. O que estou falando é que no Messenger eu posso conversar com um mundo inteiro sem ter que adicioná-los como amigos no facebook. Me passa uma melhor sensação de privacidade. E, se o Messenger suporta integração com FB, não preciso do aplicativo do FB. Mas, como pode ser visto, isso é o que vale para mim, não para todo mundo que conversa pela internet. ;-)
Vinícius
@Rennan Alves, pior que eles levam o campo endereço MUITO em conta, é semelhante à iTunes App Store, o campo de endereço serve pra cobrança de cartão de crédito... Como eu só compro por gift cards, não faz a maior diferença, mas se o endereço que vc colocar não bater com o cep do cartão de crédito, bye bye compra!!
Vinícius
Já lançaram o aplicativo desktop :s e o msn 2011 suporta integração com o facebook, e as conversas via desktop!!
João
Integrar várias contas live a vários serviços live, a microsoft pode até resolver em alguma atualização ou no windows phone 8 direto. Agora esperar poder comprar conteúdo da loja america usando uma live brasileira? Esquece. Infelizmente isso é devido a política (burocracia) cultural do Brasil. Veja os jogos por exemplo. Pra passar os jogos pra cá, os desenvolvedores precisam mandar um documento sobre este jogo para o governo brasileiro (não me lembro agora qual órgão), esperar se o jogo é aprovado e em qual classificação etária se enquadram, e depois encaminhar esse documento pra microsoft pra que o jogo seja disponibilizado aqui. E isso estava levando 40 dias até esses dias. Complica se continuar assim :/
@garibeirobr
Eu acho que a princípio a microsoft quer agradar a maior parcela de usuários: os que não tem tanta facilidade com tecnologia como nós, que sabemos escolher quais os serviços que mais se adequam as nossas necessidades. Mas tenho que concordar: é bem mais simples ter apenas uma conta da microsoft. Thássius, talvez você até tenha percebido que um dos motivos para que essas imposições sejam assim é para que justamente você, na região do Brasil pare de usufruir do néctar dos deuses em forma de conteúdo para xbox bom e barato através de uma Live Americana... hsaushaushauhsa
@LBKatan
Não consigo curtir o bate-papo do Facebook. Ainda mais sem o aplicativo desktop. Principalmente se estou no trabalho. E, ainda, se não quero adicionar qualquer pessoa ao meu facebook. Acredito que facebook é pessoal, então não gosto de adicionar quem não conheço. No caso do messenger, posso adicionar uma pessoa só para tratar de algum assunto específico e, depois, esquecer aquela pessoa, sem que ela tenha acesso às minhas fotos, meus posts, e tudo que eu coloco em redes sociais. O Messenger, pra mim, ainda é a melhor solução em comunicação rápida. Acredito que para outras pessoas isso também aconteça.
Exibir mais comentários