Seria legal usar várias contas Live no Windows Phone

Problemão para quem tem uma conta Live específica para o Xbox.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Logo de cara: associar a uma conta Live ID

Celular com Windows Phone em mãos, a primeira que o sistema faz ao iniciar pela primeira vez: verificar o fuso horário, localização e confirmar que o proprietário aceita os termos de uso da Microsoft. Em seguida, aparece a tela com os dizeres “Entrar com um Windows Live ID”. A partir daqui, meu caro, o seu celular fica irremediavelmente conectado a somente uma conta Live ID de sua escolha. Hoje eu vou discutir as implicações de ter que atrelar o smartphone a uma conta apenas.

A parte boa primeiro. Todos sabem que o Windows Phone vem com a promessa de facilitar a vida do usuário. Colocar as pessoas em primeiro plano, diz o material publicitário. De fato, o hub “Contatos” (ou People Hub, como é chamado em inglês) centraliza as interações em todas as principais redes sociais — tem Twitter, Facebook e LinkedIn. A praticidade de encontrar as atualizações dos amigos presentes em redes sociais é inigualável.

Para chegar nesse resultado temos que atrelar o aparelho a uma conta Live ID, como eu disse. Aquele seu email antigo no MSN Messenger serve para esse propósito. Uma vez que essa etapa é concluída, algumas informações sobre o aparelho ficam armazenadas para sempre em conjunto com a Live ID que você escolheu. Também é bacana porque o consumidor não precisa, por exemplo, digitar login e senha do Twitter porque o Windows Phone fica esperto e passa a puxar essa informação automaticamente.

Só que tem a parte ruim.

A Live ID adicionada por ti ao Windows Phone será usada pela Microsoft na integração que o sistema faz com alguns serviços da linha Live: Hotmail, Office, SkyDrive, Messenger, Marketplace e Xbox.

Diria que o Hotmail é o de menos, visto que dá para adicionar várias contas de email da Microsoft, bem como de outros provedores. Ainda que o telefone esteja vinculado a um endereço @live.com, por exemplo, o dono do dispositivo tem a opção de adicionar também o endereço @hotmail.com.br para receber no celular as mensagens encaminhadas a essa conta. Tranquilo como nas demais plataformas móveis.

A coisa começa a ficar mais complicada quando falamos dos demais serviços da família Live da Microsoft. Começando pelo hub do Office, a suíte de produtividade da companhia. Ali tem Word, Excel e PowerPoint na palma das mãos. E tem o SkyDrive para armazenar estes arquivos diretamente na nuvem da Microsoft (com direito a 25 GB de espaço). Porém, quem tem uma conta com uma finalidade e outra com outra não pode alternar entre as instâncias de SkyDrive.

Fiz o teste aqui no meu celular. Adicionei o @hotmail.com.br como conta principal e o @live.com como secundária. O hub do Office me permite verificar quais documentos estão no “SkyDrive de Thássius Veloso”, desde que seja a nuvem atrelada à conta principal. Custa adicionar um botão para buscar os arquivos no SkyDrive da conta @live.com?

Sim, existe o aplicativo de SkyDrive no Marketplace para instalar e configurar com a conta que quiser. Pena que ele não faz parte do sistema. Não está devidamente integrado ao aparelho, como é o caso do hub do Office.

Falando de Marketplace: existem lojas distintas para Estados Unidos e para Brasil, bem como outros países. O consumidor é quem decide a qual loja sua conta Live ID será atrelada logo na primeira vez em que ativa o Marketplace. Infelizmente, essa decisão vale para todo o sempre. Um aplicativo exclusivo da loja americana não tem como ser baixado por um proprietário de Windows Phone com a loja brasileira ativa.

De novo, pergunto: custa dar essa opção? Não sei dizer com relação ao Android, porém sei que nos dispositivos da Apple é relativamente fácil encerrar a sessão no iTunes com uma conta americana para autenticar-se novamente com uma conta brasileira e, assim, tirar o melhor proveito possível de todas as lojas.

Para mim é necessário permitir que o consumidor brasileiro vá às compras na loja americana, visto que lá tem alguns apps bem bacanas que não foram liberados para nós. Salvo engano, os jogos são a parcela mais importante nesse limbo.

Forever alone no hub de Xbox/Jogos

Agora vou lhe dizer qual foi o ponto alto da falta de múltiplas contas Live ID: o Xbox. Esse Windows Phone maroto por padrão oferece um hub com pontuação, acesso aos amigos, exibição de avatar e tudo mais que a sua GamerTag de Xbox oferece. Até dá para atrelar corretamente o perfil de jogador ao telefone se você ainda não associou o Xbox a uma conta Live específica. Porém, se já fez isso antes, não tem como voltar atrás.

O Xbox 360 oferece algumas opções para desassociar a GamerTag de uma conta Live ID e associar a outra. Não funcionou. Isso quer dizer que, por mais que eu queira, não consigo ter o hub de Xbox completo no meu Windows Phone porque a conta Live principal não é a mesma do meu perfil no Xbox. E não há santo que faça o console entender que eu quero mudar o endereço associado ao meu avatar de @live.com para @hotmail.com.br, ainda que, em tese, a MS ofereça a opção de migrar. Segui as instruções fornecidas por eles e, mesmo assim, o resultado foi negativo. Não me pergunte o motivo.

É evidente para mim que a Microsoft se esforça para que os consumidores utilizem somente uma conta Live ID. Esse é o cenário ideal e não tenho dúvidas de que muitos clientes não vão perceber a falta de opção. Criam uma conta Live ID ao comprar o telefone, adicionam a loja brasileira, apenas uma GamerTag de Xbox e está tudo certo.

Porém, pode não ser assim para todos e o meu papo aqui se dirige aos amantes da tecnologia, um pessoal normalmente mais difícil de agradar.

Cada usuário sabe qual serviço melhor lhe atende. E também sabe qual conta é a melhor para utilizar o Messenger, ou o Office, ou a integração com o Xbox. Faço a sugestão para a Microsoft: permita-nos ajustar essas opções de acordo com as nossas necessidades. Ter uma conta para o Office, outra para fazer compras na loja e uma terceira para nos comunicarmos com os nossos amigos no Messenger.

Por muito tempo a MS foi inconstante no universo da web. Oferecia serviços mais ou menos e de vez em quando aparecia com coisas legais. Também lançou produtos conectados à rede que, por vezes, nos obrigaram a criar novas contas. Depois de tanta confusão, seria legal usar várias contas Live ID no Windows Phone.

Duvido, porém. E o Windows 8 vai pelo mesmo caminho.

O jeito que eu encontrei foi começar do zero. Uma conta @hotmail.com.br por enquanto sem amigos no Messenger, sem documentos no SkyDrive e o pior: sem possibilidade de visualizar os conteúdos do Xbox. Pelo menos funciona.

Outra opção seria oferecer a fusão de várias contas, com apenas um endereço prevalecendo. Que tal, Microsoft? A ideia foi dada por alguns leitores e eu concordo totalmente com ela. Escolho o endereço de email, depois qual Messenger usar, depois qual GamerTag, e por aí vai.

Este artigo faz parte do especial “Abrindo Janelas”. Contamos aqui nossa experiência ao usar a plataforma da Microsoft para celulares. Entenda o projeto e leia todos os artigos.

Atualizado às 18h00.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados