Preço altamente competitivo. Loja de aplicativos repleta de programas para download gratuito. Interface amigável para dispositivos móveis como tablets e notebooks superfinos. O Windows 8 chega ao mercado com enorme sucesso: basta ver as quatro milhões de instalações desde a sexta-feira (27), segundo dados da Microsoft. Essa gente toda chega ao sistema e certamente perceberá a ausência de um recurso antigo do sistema das janelas: o menu Iniciar no canto inferior esquerdo da tela.

Tela inicial em Metro UI do Windows 8

Tela inicial em Metro UI do Windows 8

A Microsoft troca o Iniciar pela tela inicial que lembra em muito os dispositivos móveis. Essa é a intenção, goste o consumidor ou não. Caso não goste, a empresa de desenvolvimento de software SweetLabs tem uma solução para o possível problema: um aplicativo que traz de volta uma interface bastante similar à do menu Iniciar que conhecemos.

O Pokki repõe um botão no canto inferior esquerdo ao qual o usuário recorre para abrir um aplicativo instalado na máquina. Funcionamento bastante similar ao de outros assistentes que forçam a presença do Iniciar para quem não se adapta à tela inicial do novo Windows.

Pokki restaura menu Iniciar

Pokki restaura menu Iniciar

Não para por aí. Criaram uma loja de aplicativos que se instalam diretamente no menu de início do Pokki. Há cliente de Twitter, acesso às notificações do Facebook (estamos lá) e uma penca de soluções voltadas para os serviços do Google (email, calendário, pesquisa e daí por diante). A App Store do Pokki admite aplicativos em HTML 5, CSS 3 e JavaScript. Muitos apps de web existentes hoje poderiam facilmente passar por adaptação para funcionar com o Pokki.

A tecnologia de menu do Pokki possibilita pesquisar por arquivos armazenados na máquina e conteúdo armazenado nos aplicativos da plataforma, como mensagens salvas no Gmail.

Os ícones dos aplicativos obtidos pela loja do Pokki ficam ao lado do menu iniciar restaurado pelo programa. Eles são ligeiramente diferentes do que o Windows utiliza. Ao contrário do sistema da Microsoft, o Pokki exibe contadores com as interações mais recentes. Ainda tem as notificações por meio de banners em algum canto da tela, mais ou menos no mesmo formato adotado por aplicativos do ambiente Metro.

Usei o programa por algum tempo e posso dizer que ele substitui bem o menu Iniciar padrão do Windows 7 e antecessores. Entretanto, no fim das contas eu optei por desativá-lo para me acostumar à tela inicial do Windows. Fica a seu critério. Mais de um milhão de pessoas utilizam a solução em agosto, conforme noticiou o site americano TechCrunch.

Faça o download gratuito do Pokki no site oficial.

A SweetLabs recebeu investimento da ordem de US$ 21,5 milhões de algumas firmas especializadas, entre elas o Google e a Intel. Ainda não há um plano de negócios para fazer dinheiro com o Pokki.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Débora DA Glória Santos
OI,EQUIPE DA TECNOBLOG.NET,ESSE SISTEMA OPERACIONAL DA WINDOWS 8 GRATUITO É VERDADEIRO,NÃO É PIRATA? ESPERO PELA RESPOSTA ATENCIOSAMENTE,UM ABRAÇO A TODA EQUIPE,OK! 24/09/2013.
Almy Fróes
A microsoft simplesmente fez o contrario do que a engenharia de software faz que é elicitacao de requisitos com usuario(entender o que ele quer e precisa) --> codificacao--> + testes com usuarios --> acertos finais-->lançamento A microsoft simplesmente ingorou o que o usuario queria ou nao, lançou e que se dane, nao gostou volta pro 7... Não é questao de ser contra mudanças,mas se a microsoft fosse uma montadora de autmoveis, é como se ela tivesse mudado o local do volante do carro pra voce agora usar com os pés...e quem nao gostou é tachado de retrógrado...
João Neto
Prefiro a Tela Start. Mais bonita, intuitiva e rápida. As pessoas tem que se acostumar com a evolução...
Almy Fróes
É isso que me incomodava no IOS do ipad e é o que me incomoda no win8, a empresa não deixa opção, simplesmente impôe a parada, e se você não aceita ainda é taxado de retrógrado, pra que vou complicar um negocio tao simples quanto o menu iniciar, discordo do cara ali em cima, não só é mais prático, como as pessoas ja se acostumaram e são mais produtivas assim, mudar pra q? "ah eh mais moderno" f*/*/-se! Eu quero produtividade! Empresas não vao aderir a ele tao cedo, imagina o gasto de treinamento em empresas com 300-400- 2000 funcionarios? O que vai acontecer é que nao vao aderir pq nenhum chefe vai querer perder tempo pra funcionario aprender a usar windows...
paulomarcelo
a interface metro tem busca de apps. Da na mesma do antigo menu iniciar.
paulomarcelo
Se eu me preocupasse com esse botão, ficava no Windows 7.
YanGM
Evolui mais e vai pro Debian netinstall, tá um doce aquele SO.
TatoGomes
Cara, são 5 doletas o Start8. Pra um negócio que você está curtindo e vai usar por uns 4, 5 anos... Quase de graça!
YanGM
Muito naturais... Meu touchpad suporta scroll horizontal mas sou obrigado a usar o scroll vertical no Start...
YanGM
Esqueceu de dizer que tem o Windows 8 Enterprise.
rafaholanda
Hum. comprei ontem o windows 8 e senti muita falta do menu iniciar. A MS esta virando a Apple e não dá opção ao consumidor, impõem algo quer gostemos ou não. Vou testar esse programa ae.
Leandro Lima
No caso do Win7 isso funciona na boa, pois abre o menu iniciar e seta o mouse na pesquisa. Ja no Win8 abre a interface Metro não sei se ja cai setado em pesquisa não tentei fazer isso.
@kadugaspar
Cara eu posso estar enganado, mas para abrir um programa não é mais fácil (ou pelo menos dá no mesmo) apertar Winkey + Nome do programa + Enter em vez de Winkey + R + Nome do programa + Enter?
MatheusP
Nossa apareceu que eu to usando IE7 que doido hein hahaha
MatheusP
Evoluiu tanto que foi usar ubuntu? Parabéns.
Exibir mais comentários