A situação da TIM não está boa: nesse mesmo ano a operadora teve seu presidente afastado em suspeita de fraudes, recebeu uma restrição de vendas de linhas celulares em 18 estados e o Distrito Federal, foi acusada de derrubar ligações de forma proposital e, agora, foi condenada por propaganda enganosa. A condenação foi realizada no Rio Grande do Sul com multa de R$ 500 mil.

De acordo com o site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, os materiais publicitários da operadora instigam o consumidor a pensar que o serviço de internet móvel da operadora é “ilimitado”, sem informar que há restrições relativas à velocidade de conexão. O problema é que a conexão é ilimitada no sentido de tempo de acesso, mas após trafegar uma certa de quantidade de dados a conexão é reduzida até o próximo mês.

Você, com a fronteira da franquia de 300 MB do pacote de dados pré-pago

Apesar dessa redução estar contida no contrato de prestação de serviços da TIM, as informações não estão claras para o consumidor, de acordo com a juíza Laura de Borba Maciel Fleck.

A decisão obriga a TIM passar vergonha: a operadora deverá informar todos os seus atuais clientes sobre às restrições, bem como pagar uma publicidade explicativa de seus serviços em dois jornais de grande circulação do estado. Até a dimensão mínima está definida: deverá ser um bloco de, pelo menos, 20 cm x 20 cm.

A sentença é de primeira instância, e ainda cabe recurso. A TIM não se manifestou se irá recorrer, mas duvido que a operadora fique quieta. A operadora tem até 30 dias para se regularizar, e, caso não cumpra as punições, deverá pagar uma multa diária de R$ 10 mil.

Com informações: O Globo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

iamyourfather - your mom likes
Apesar de NENHUMA operadora desse país ser boa, estou com a Tim agora e não tenho do que reclamar. E era cliente Vivo. Aqui em São Paulo não tive nenhum problema e o plano que eu possuo ainda tem Deezer Premium gratuito incluso e sem descontar da franquia.
iamyourfather - your mom likes
Não fale asneiras... Basta deixar que entrem novas operadoras, coisa que esse país fica bloqueando.
iamyourfather - your mom likes
O problema deste país é que não deixam entrar outras operadoras... Vamos ver agora com a saída do presidente da Anatel
Thiago Torati Neves
Infelizmente o "marketing" compra a gente, falamos, falamos e falamos, mais compramos! INFELIZMENTE é assim!
@joaocadide
Analise ai João, essa perseguiçãozinha barata que você diz estar acontecendo contra a TIM sobre essa 'suposta' propaganda enganosa com essas 2 perguntas: Quanto em créditos foram arrecadados por causa dessa pegadinha? Quantas pessoas colocaram no mínimo 18 reais por mês pensando em ter um serviço de 3g minimamente aceitável. É uma pena que só o estado do RS alguém tenha tido iniciativa de dar essa porrada nesses caras.
Tiago C. Araújo
Acho é pouco, deveria ser muito mais.
Antonio Carlos
É isto aí! E o problema maior que eu vejo é que se não fosse os Gauchos apelarem para o Ministério Público, a ANATEL não teria movido uma palha para punir as Operadoras... Claro, a Agência Reguladora é composta por membros das próprias operadoras... É como colocar a raposa para cuidar do galinheiro.... Acho que podemos concluir: "Ruim com o Estado, muito pior sem ele"... Aí estão as Operadoras de Telefonia e a ANATEL para confirmar...
Leandro
O meu é TOTALMENTE ilimitado, sem franquia nenhuma, voz, dados, sms e serviços.....
Leandro
Negativo, é resolução da ANATEL que não podem existir planos de dados ilimitados, para não sobrecarregar as redes e permitir que todos possam usufruir delas.
Max
E a Oi aí querendo trazer o 4G... ai ai
@Franklin_Reload
Todas as operadoras reduzem a velocidade após o consumo do 'plano'. No exemplo pré-pago*: TIM e OI reduzem para 50kbps. Vivo e Claro são as piores: reduzem para 32kbps. Não sei os celulares 'comuns', mas em smartphones, é impossível ter uma boa experiência de uso com essas velocidades...
@gustavofoo
Se pretende fazer uma queixa formal, e o teor do seu texto sugere isso, receio dizer que esse espaço não seja o correto ou mais eficaz para isso. Mas, mas, veja bem, se eu entendi bem você quer que parem de fiscalizar/perseguir a Tim já que não o fazem com outras operadoras. Confere?
Max
Li em outro lugar que a OI disse que vai levar 5 anos pro 4G ser implantado no país. Ham? 4G? Se o serviço de telefonia é esse caos, o 3G é um cabaré (que 3G?) o que diabos vai ser o 4G? Esses caras são uns piadistas... só que não.
Max
Peço desculpas, amigo. Internet deu pau e acabei clicando no local errado :) Também não respondi pra ti. Boa tarde!
Devlon
E menos uma concorrente no mercado. Competição deficiente = maiores preços. ê lelê...
Exibir mais comentários