Início » Baú » Celular » Tablets ARM rodam desktop e apps clássicos do Windows 8

Tablets ARM rodam desktop e apps clássicos do Windows 8

Calculadora, Windows Explorer, Bloco de Notas e outros apps estão no Windows RT.

Paulo HigaPor

Quando a Microsoft divulgou um comparativo entre as edições do Windows 8, ficamos sabendo que o Windows RT, aquele que rodará em processadores ARM, também virá com a área de trabalho clássica do Windows para executar alguns aplicativos, como o Windows Explorer e o Office 2013. Esse desktop clássico, de acordo com demonstrações recentes, é até mais completo do que muitos imaginavam.

Os fabricantes de hardware ainda estavam guardando segredos sobre o funcionamento do Windows RT. Em eventos de lançamento, por exemplo, era comum disponibilizar apenas a versão com processador x86 para demonstração e manter o tablet ARM protegido. Felizmente, a Samsung revelou nesta semana o Ativ Tab, um tablet que roda Windows RT e estava na IFA 2012 para todo mundo mexer.


(Vídeo do YouTube)

O The Verge colocou as mãos no tablet e revelou alguns detalhes importantes para eliminar o mito de que o modo desktop seria totalmente removido do Windows RT. A área de trabalho ainda é necessária para rodar alguns softwares da Microsoft. Além do Office 2013, vários outros aplicativos clássicos do Windows foram portados para a arquitetura ARM, incluindo o Paint, o Gerenciador de Tarefas, a Calculadora, o Bloco de Notas e até o Prompt de comando.

Claro que há algumas limitações. Não é possível usar o acelerômetro para mudar a orientação da tela – você precisará entrar no assistente de resolução de tela para alterar isso na mão, o que é meio inconveniente. E, obviamente, não será possível instalar aplicativos x86 ou usar ferramentas avançadas, como o BitLocker e o boot a partir de uma imagem VHD.

Desktop clássico: nada amigável para comandos por toque

Infelizmente, a área de trabalho do Windows RT não foi adaptada para telas sensíveis ao toque. É visível a dificuldade em navegar pelos itens no Painel de controle clássico e acessar os menus dos aplicativos devido ao pequeno tamanho das fontes. Mas, se for para usar o modo clássico na maior parte do tempo, é melhor comprar um tablet com processador x86 que rode o Windows 8. Pelo menos a experiência será completa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinícius
Veja a resposta do Felipe acima.
Vinícius
Obrigado Felipe, esse mesmo!!
Felipe Zorzo
Acho que seria esse aqui.
WOA supports the Windows desktop experience including File Explorer, Internet Explorer 10 for the desktop, and most other intrinsic Windows desktop features—which have been significantly architected for both touch and minimized power/resource consumption.
Desconhecido
Impressionante o tablet da Asus, consegue ser melhor que o Surface... agora podemos apoiar o tablet e inclinar a tela em qualquer posição, além de te oferecer suporte a mais algumas entradas USB :) Tablet na semana e Notebook no lazer :D
Andre
Windows RT faz todo sentido quando se tem o equipamento certo. http://youtu.be/pX76Rsh3XjM
André Catapan
Olha, se Windows RT rodasse iTunes e uTorrent eu estaria feito. Acho que são os únicos programas que uso constantemente no PC, o resto é tudo no Google Chrome. (Não falei do Office, mas como vai rodar no RT não tem problema...). Ainda nada superou o Surface, mas não acho que sejam anúncios fracos esses. E acho que a MS acertou quando demorou um monte pra matar o nome Metro: agora todo mundo fala esse nome, só que não é oficial. Livre de processos e com uma identidade conhecida. :P
@bmF_br
Calma lá, caro fanboy. A notícia só diz que não dá pra virar a tela no modo desktop, não que o tablet não tem acelerômetro.
Otávio Castro
Em pleno 2012, quase 2013 e a Samsung me lança um tablet SEM ACELERÔMETRO? Kkkkkkk
RamonGonz
Acho que houve um mal-entendido. Eu só disse que tudo continuou na mesma. Não falei nada além disso.
Rafael
a MS nunca disse isso. isso foi apenas boatos das interwebs
TullyoLins
É, mas que tipos de apps x86 você pretende rodar em um tablet? Aqueles que não tem interface adaptada. Ou seria um AutoCAD/PhotoShop da vida pra ver o pobre Atom morrer?
RamonGonz
"obviamente, não será possível instalar aplicativos x86" pra mim esse é o ponto-chave. No fim das contas continuou tudo como previsto...
Andre
A Microsoft só errou feio ao não incluir o Outlook. Exchange e Outlook são as melhores soluções de e mail corporativo que já vi. (E olha que estamos sempre buscando coisas melhores) Com Outlook e Client RDP, um tablet desse poderia substituir tranquilamente a minha estação de trabalho.
Vinícius
Vou ficar te devendo essa... não achei o link, e informações na web são escassas. Mas tenho certeza que havia lido algo sobre hehehe !! Mas parabéns pela matéria, esclareceu muita coisa sobre esse "Windows Phone de tablet" :p
Luiz Alberto
Alguém não sabia disso?
Exibir mais comentários