É oficial, Full HD está fora de moda. Os japoneses da Sony anunciaram nesta quarta-feira que até o final do ano deverão colocar nas prateleiras seu primeiro televisor com resolução 4K, com 3840×2160 pixels, que promete ser a grande tendência do setor para as próximas estações.

Atendendo pelo pouco simpático nome de XBR-84X900, o modelo tem tela de modestas 84 polegadas, backlight LED e resolução “quad Full HD”, ou simplesmente 4K para os íntimos. Como filmes e seriados nesta qualidade ainda não são exatamente simples de serem encontrados, a Sony afirma que o novo televisor contará com um “sistema proprietário de upscaling” para garantir que imagens gravadas em Full HD sejam exibidas sem distorções ou granulados.

Full HD é coisa do passado. A moda agora é, é…

“Somos suspeitos para falar, mas conteúdo Full HD deverá ser exibido perfeitamente, já que a resolução QFHD essencialmente tem o dobro de pixels de 1920×1080 pixels”, promete a Sony. “Conteúdo 4K ainda é raro fora das salas de cinema, mas estará disponível em alguns provedores de conteúdo”, promete a empresa, que também garante que imagens estáticas são especialmente impressionantes no novo televisor.

Em todo caso, algumas ressalvas. Além da adoção do Blu-ray estar acontecendo em passos muito mais lentos do que se imaginava, a própria Sony só introduziu projetores de cinema 4K no mercado no ano passado, o que mostra que os marketeiros da companhia terão que se virar para convencer as pessoas a levarem essa novidade para casa.

Aos interessados, preparem suas carteiras. A Sony ainda não anunciou o preço da XBR-84X900, mas tudo indica que ele será bem salgado. Lá fora, a empresa vende um televisor de 80 polegadas LED 1080p por US$ 4.000 (o equivalente a quase R$ 8.200, desconsiderando impostos). E certamente o valor pedido pela novidade será maior que isso.

Com informações: Ars Technica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago C. Araújo
UUaaauuu, que louco, quero muito uma dessas na minha sala e outra no quarto rsrsrsrsrsrsrsrs.
Rennan Alves
Compre o que você necessita agora. Não espere sempre pelo próximo lançamento, senão você nunca irá suprir suas necessidades.
Rodrigo Moura
E a dúvida segue: Compro um produto (TV's, smartphones, relógios, tablets) agora ou espero pelo próximo? Não sei se isso é bom ou ruim, pois essa dúvida me parece se tornar eterna devido as grandes evoluções tecnologicas que vivênciamos.
Guilherme Harrison
Por isso que brasileiro é conhecido como um cara de havaianas, bermudão e camiseta regata.
Otton Moura
A copa tá chegando... agora não sei o que será mais caro: ( ) Comprar a TV de 84" da Sony. ( ) Assistir os jogos ao vivo nos estádios.
Pedro
Acho que vai ser mais tipo: escolha entre uma TV, um carro ou a alimentação, educação e saúde dos seus filhos.
João
Raphael, Curioso como duas pessoas podem ler o mesmo texto e terem ideias diferentes a respeito da mensagem passada. O post acima não foi escrito para elogiar ou denegrir o televisor 4K, mas sim para informar sobre seu lançamento. Nada mais que isso. Como um texto escrito para um blog permite a emissão de opinião, ela existe no texto sim. Está lá agora, estava lá antes e, inclusive, é um trecho que nasceu junto ao texto. É o quarto parágrafo: "Em todo caso, algumas ressalvas. Além da adoção do Blu-ray estar acontecendo em passos muito mais lentos do que se imaginava, a própria Sony só introduziu projetores de cinema 4K no mercado no ano passado, o que mostra que os marketeiros da companhia terão que se virar para convencer as pessoas a levarem essa novidade para casa." Raphael, isso é um elogio? Quando for necessário criticar, nós criticamos. Quando é necessário elogiar, nós elogiamos. Simples assim. Estamos abertos ao debate, mas para isso nossos intelocutores precisam estar minimamente aptos a discutir. Quanto às críticas ao Retina Display, é verdade. Elas nunca foram exatamente uma unanimidade entre a equipe do TB. Pessoalmente, não gosto dela porque não respeitam nenhum padrão que existe atualmente na indústria, enquanto a resolução 4K é um standart que será adotado por todos fabricantes cedo ou tarde.
Helton
Não sei se é verdade, mas vi na net por aí que 1 segundo de filme em 4k, equivale a mais ou menos praticamente um DVD completo.
diogod
É, mas precisa aparecer uma primeira pra tudo começar né? Não se muda padrões de um dia pro outro.
Vinícius
Essa nossa vida de brasileiro é dificil :/
Raphael
Indiferente do tamanho. Os caras criticavam um "avanço" de qualidade ao invés de apoiar a causa. Não intendo essa mentalidade de criticar algo que é bom e que não traz nenhum problema só é vantagem. Eu gosto de ter uma imagem de qualidade, seja em uma tela de 4", seja em uma tela de 100".
Bruno SB
And how important is resolution? De acordo com a Imaging Science Foundation que faz certificação em monitores para profissionais de vídeo, a Resolução de um monitor não é o aspecto mais importante. Fica abaixo de contraste, saturação e cores. Full HD e 2K e 4K são os novos "Um milhão de megapixels em câmeras compactas".
Kessler
Cara, essa TV tem 84 polegadas, não 10.
@_eliasalberto
(como se não bastasse os carros também serem superfaturados aqui no Brasil, e um gol completo aqui custar o que custa um Camaro nos EUA)
chuvadenovembro
Fiquei imaginando o sinal HD da minha tv da vivo em uma tv dessas, ficaria parecendo um arte de um mosaico ahuahauhauhau
Exibir mais comentários