Quem ainda não conhece o SIMET deveria conhecê-lo. Trata-se de um medidor de velocidade de conexão de alta precisão, recomendado a todos pela Anatel e pelo Procon. A ideia é fornecer testes de velocidade bem detalhados para o consumidor verificar se as operadoras estão honrando a velocidade que vende. A partir de agora, usuários de smartphones com Android terão acesso ao SIMET na palma de suas mãos e poderão testar as conexões 3G e Wi-Fi.

O aplicativo, que já está presente há mais tempo para a plataforma iOS, foi lançado pelo Ceptro.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações), que se trata de uma divisão do Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da internet no Brasil.

São realizados 3 testes: medição da latência da conexão, do Jitter (variação de atraso na entrega de pacotes) e, por fim, da velocidade, tanto de download como de upload. Além disso, o aplicativo utiliza o GPS do aparelho para determinar qual o servidor mais próximo, afim de garantir maior precisão no teste. Também é possível escolher o servidor desejado manualmente.

Sim, só funciona na horizontal

O SIMET Mobile também é capaz de gerar relatórios sobre todos os testes realizados, assim como há uma função para compartilhar o resultado do teste através do Twitter. Apesar das duas funções estarem presentes no programa, nenhuma delas funcionou no meu Galaxy Nexus, chegando a travar o aplicativo, que fecha logo em seguida. Uma coisa chata é que o aplicativo só funciona no modo paisagem, sendo necessário virar o celular para a horizontal antes de usar o medidor.

Trata-se de uma excelente alternativa ao aplicativo do Speedtest. O programa pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play, e está disponível para smartphones que rodam Android 2.1 ou superior. A versão para iOS pode ser baixada pela App Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados