Surgem as primeiras imagens do Firefox com interface Metro para Windows 8

Navegador suportará busca e compartilhamento nativos do Windows 8.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 horas

A Mozilla não quer ficar de fora das novidades do Windows 8. Em fevereiro noticiamos que a fundação planejava lançar uma versão do Firefox com interface Metro UI. Ontem (2), o desenvolvedor Brian Bondy divulgou em seu blog as imagens de um dos primeiros protótipos do navegador devidamente adaptado a nova interface. Uma versão funcional deverá estar disponível no próximo trimestre.

Inicialmente o aplicativo para Windows 8 possui um visual semelhante ao utilizado no Android. Por enquanto é possível navegar na web, abrir novas abas, favoritar páginas, consultar o histórico e configurar algumas opções, mas nada muito além disso. Pelas imagens abaixo dá para perceber que o navegador ainda não é a coisa mais agradável de ver e os ícones não combinam em nada com o estilo minimalista adotado em outros aplicativos:

Nesta semana os desenvolvedores conseguiram integrar várias funções da interface Metro. A busca nativa do Windows 8 funciona com o Firefox de maneira semelhante a barra de endereços do Chrome — se um endereço for digitado, ele é aberto no Firefox; caso qualquer outra palavra seja inserida, o navegador fará uma pesquisa com o seu buscador padrão. A função de compartilhamento do Windows 8 permitirá o envio da página que você está visualizando direto para o Twitter ou Facebook.

Uma versão do Firefox adaptada a interface Metro é muito importante, principalmente porque ainda não há concorrentes para o Internet Explorer e, ainda que muitos usuários utilizem apenas a interface clássica do Windows 8, alguns devem passar um bom tempo na interface imersiva.

Brian explica que um bom navegador disponível para as duas interfaces pode ser motivo tornar-se o padrão no computador de muitas pessoas e ganhar uma fatia de mercado significativa. E o market share do panda-vermelho não anda muito bem desde o lançamento do Google Chrome, então…

As versões alpha e beta do Firefox for Windows 8 Metro estarão disponíveis para download no segundo semestre do ano, de acordo com o roadmap oficial da Mozilla.

Com informações: Neowin.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados