Início » Aplicativos e Software » RIM revela principais recursos do BlackBerry 10

RIM revela principais recursos do BlackBerry 10

Smartphones com o novo sistema devem chegar no início de 2013.

Paulo Higa Por

A Research In Motion promoveu hoje um evento para comentar sobre as principais novidades do BlackBerry 10, nova versão do sistema operacional que foi adiado para 2013 devido a problemas financeiros. A empresa canadense também anunciou que a loja BlackBerry App World será incrementada: além de vender aplicativos e jogos, passará a distribuir músicas e filmes.

O BlackBerry 10, que está no terceiro beta, possui uma interface bem interessante e traz alguns efeitos visuais diferenciados. A tela de bloqueio dá acesso fácil ao aplicativo de câmera e mostra notificações, como emails não lidos ou chamadas perdidas. Ao desbloquear a tela, uma animação segue o movimento do seu dedo e revela a interface do sistema operacional.

A interface do BlackBerry 10, aliás, possui elementos que lembram um pouco o MeeGo no Nokia N9. O The Verge colocou as mãos num protótipo que não possui botões frontais — praticamente tudo é feito a partir do deslizamento dos dedos pelos cantos da tela. Também há um painel que mostra miniaturas dos aplicativos em execução (e eles realmente estão em execução; é bem rápido alternar entre os programas).


(Vídeo do YouTube)

Outro recurso do sistema é o BlackBerry Hub, que integra suas contas de email, tweets, mensagens do Facebook e no LinkedIn, além de servir como uma central de notificações dos aplicativos. A RIM deu atenção especial a esse recurso porque acredita que um usuário do BlackBerry passará boa parte do tempo no Hub. Para acessar o Hub, basta desenhar um L de cabeça para baixo com o dedo, a partir de qualquer tela.

A RIM está trabalhando com algumas empresas para lançar aplicativos populares assim que os primeiros aparelhos começarem a ser vendidos: Facebook, Twitter, Foursquare e LinkedIn já estão garantidos nos smartphones. E olha só, vai ter Jetpack Joyride também, um joguinho muito popular no iOS que chegou recentemente ao Android.

Jetpack Joyride no BlackBerry 10

A BlackBerry App World possui hoje 105 mil aplicativos que no total acumularam 3 bilhões de downloads. Quem estiver interessado em desenvolver para o BlackBerry 10 poderá enviar seus aplicativos para a RIM a partir do dia 10 de outubro. BB 10, 10/10. Vamos ver se os aparelhos vão ser nota 10 também.

E antes de terminar o post, gostaria de deixar registrado esta linda música (?) feita em homenagem aos desenvolvedores do BlackBerry. O vídeo foi gravado com muito carinho pelos próprios executivos da RIM. Obrigado.

http://www.youtube.com/watch?v=WlsahuZ_4oM
(Vídeo do YouTube)

Com informações: The Verge, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Melo
As palavras estavam bem encaixadas, Kessler. Essa música tem versos que "furam" a melodia mesmo: http://www.youtube.com/watch?v=iyROM4rz_eg
João Ricardo
Um protótipo? :)
Hélcio Vitor
Parece uma mistura de Windows Phone (a lockscreen), com Firefox OS (os tiles), com iOS (os ícones), com webOS (a multitarefa)... e alguém ainda acha que vai emplacar.
Elton V. Silva
Eu acabei de comentar sobre a fabricante "fechada", e então li seu comentário. Não me diga uma coisa dessa não!
Elton V. Silva
Parece que vai ficar tão legal quanto o iPhone. Agora vai ter mais uma fabricante "fechada" para eu escolher.
Elton V. Silva
Eu nem quis ver. Depois de ler os seus comentários que eu fiquei curioso. TOP mesmo! hahahahaha!
Angelo Costa
Não querendo morrer ...kkk
Elton V. Silva
E daí? O Android roubou tudo do iOS e hoje está bombando, fazendo o iOS ter que correr atrás.
Elton V. Silva
Eu queria. Gostei desse modelo que eles passaram para os desenvolvedores. Quadradão, fosco... bem sóbrio. Se os modelos não forem feios como os antigos, eu vou pensar no caso da RIM.
YanGM
Se eu fosse escolher uma plataforma pela música, com certeza seria BlackBerry.
Kessler
É verdade, são poucos Androids decentes com teclado. A Sony tem uns decentes e baratos (Xperia Pro e Pro Mini)
@leossoliveira
vix tem muita gente que só vai atras de um BB por causa do teclado QWERTY, porém que nessa queda de qualidade e preço alto dos aparelhos da RIM, ja vi muita gente preferindo pegar um Asha 200 ou 303.
Kessler
MInha irmã tem um Bold dos mais fuleiros, pegou barato em um plano. Ele está à venda a 700 reais no MercadoLivre! O aparelho não serve para nada, toma pau de um Galaxy Y. Sem condições. Mesmo para quem não gosta de Android, dá pra comprar um Nokia 500 a menos de 400 reais
@leossoliveira
Ah mas com certeza vão ser bem caros Kessler, um BlackBerry Bold Touch 9900 que é mais ou menos custa no minimo R$1300,00 e nas lojas confiáveis da internet custa mais de R$2000,00, imagina esse Dev. Alpha B então. Aposto que o smartphone que os ex-funcionários da Nokia responsáveis pelo MeeGo (hoje da Jolla Mobile) vão lançar nesse fim do ano vai vender muito mais que esse projeto da RIM.
Thiago Marçal Passos
Bem bonito esse BB10, por mais que seja uma mistureba de Android, iOS, MeeGo e Symbian.
Exibir mais comentários