Usuários de Linux e donos de placas Radeon HD que já possuem alguns bons meses (ou anos) de uso, é bom se prepararem: a AMD vai parar de oferecer suporte, atualizações e drivers para suas placas de vídeo. Felizmente, essa decisão afeta apenas as placas da AMD das séries Radeon HD 2000, 3000 e 4000. Placas de séries posteriores continuarão sendo atualizadas, pelo menos por enquanto.

Que placona!

Se você usa alguma dessas placas de vídeo e pretende usar uma distro mais atual, terá problemas: o Catalyst, driver proprietário da AMD, já não funciona com o servidor X 1.12, que foi lançado em março desse ano.

O mesmo acontece com o Linux Kernel 3.4, mas nesse caso existem alguns patches e ajustes que podem ser feitos para rodar o Catalyst. Infelizmente, como não dá para passar o resto da vida com o mesmo Kernel e o mesmo servidor de vídeo, o dono dessas placas tem algumas opções em mãos: pode atualizar o computador, com hardware mais recente, ou usar o driver open source (desenvolvido com o apoio da AMD). Nesse último caso, espere uma queda na performance 3D e um aumento no consumo de energia…

Cabe lembrar, não é a primeira vez que a AMD faz isso, já que em 2009 ela também parou de oferecer updates para alguns modelos de placas de vídeo.

Com informações: H Online

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eder M Castro

Assim como no Windows man, a cada versão do Windows você não consegue usar os drivers das versões anteriores para os novos sistemas, tipo você usa o windows 7 vai instalar o 10, o driver de qualquer dispositivo não da mais suporte para as outras versões e alguns fabricantes deixam de desenvolver, daí você passa a usar o driver assinado pelo desenvolvedor do SO.
Para Linux a NVidia realmente tem maior disponibilidade de drivers para outros sistemas e atualizações mais frequentes para seus componentes, enquanto a AMD deixa a desejar em suas atualizações.

Eder M Castro

Concordo com você amigo, fico bastante indignado com caras que falam merda atoa, se acham só pq tem um Mac, grande merda.

Eder M Castro

Eu também tenho Mac e daí? Também tenho um pc gamer que investi quase 12000 e DAÍ? Mesmo assim NÃO considero o Linux como Lixo com você e muitos outros lesados o consideram, muito pelo contrário, é uma ótima ferramenta de trabalho, já o Ruindows apenas para alguns jogos que infelizmente não tem portabilidade nem para Mac nem para Linux, já o RUINDOWS para trabalho é uma merda já que vive se atualizando faz você perder meio expediente esperando ser reiniciado nas horas que mais precisa, ou passar do seu horário esperando ele ser desligado a não ser que desative todas as opções de atualização do sistema.

Tafarel Carvalho
Vale a pena comprar uma Placa Mãe com AMD 760G Chipset (Noth bridge) q tem a ATI Radeon™ 3000 Graphics? Para Linux.
Turdin
Ou larguem de ser pobres e comprem algo descente e atua; =]
Lucas
Parem de reclamar, vão trabalhar e parar de usar essas placas de vídeos que já tem no mínimo três anos, nego vem chora que não vai ter mais suporte, hoje em dia 2 anos já eh tecnologia ultrapassada, os cara usa Pentium quatro e ainda quer chorar achando q esta certa? Que lucro vocês dão pra eles? Usando tecnologia ultrapassada, quando você compra a placa de vídeo, não tem contrato informando que por 20 anos você terá suporte pra driver, obviamente eles só vão do suporte pra aquilo que dão dinheiro, entenda eh empresa de tecnologia, não caridade. Em vez de ficarem atualizando drivers de placas de 2 3 anos pra trás, o bom seria eles usarem esse tempo, para drivers das placas atuais, mais efetivamente e de melhor qualidade. Sem necessidade de atualização e etc.
YanGM
*Protegendo-me contra pedradas* GPU Intel?
Guilherme Macedo C.
Qdo leio uma merda dessas é que penso como faz falta o botão de negativação
Leandro de souza
Resumindo, quer placas graficas com tempo de vida no linux?? Use Geforce garotiiinhooo!!!
@Cobalto
Isso aí, por isso que eles são impostos ao pessoal :P
@LukasGasp
Ainda bem q não uso nenhum dos dois lixos.. (AMD e Lixux)... Tenho Mac, e Windows com nVidia... Top demais...
TatoGomes
Como já dito aí, é a obsolescência programada...
@AntonioVeras
Então estamos no mato sem cachorro.
@burnermanx
nVidia só presta pra placa dedicada, o suporte de drivers pra IGP nVidia é HORRÍVEL também.
Np1
Só uma pergunta a AMD vai dar suporte para a Readon HD 4250 neste caso e pro windows8.Sera que a amd vai continuar dando suporte para minha placa no Windows?
Exibir mais comentários