Ainda não temos uma data exata para quando o Office 15, próxima versão do pacote de produtividade, chega às prateleiras. Por enquanto o trabalho segue intenso, com algumas novidades descobertas pela mídia especializada. O Paul Thurrott do Supersite for Windows traz à tona os recursos novos do PowerPoint 15, o pobre aplicativo de criação de slides que normalmente leva a culpa por apresentações mal feitas.

Logo ao iniciar o aplicativo, Thurrott verificou uma mudança bastante antecipada — e desejada, quero crer — pelos usuários do PowerPoint. O aplicativo cria automaticamente o slide em proporção widescreen, para tirar proveito dos televisores e monitores mais atuais. O mundo é wide e a Microsoft parece ter percebido isso (ainda que com um tanto de atraso).

Quem usa dispositivos na proporção antiga tem a troca de leiaute com apenas um clique, facilitando bastante a vida. Penso que esse recurso é particularmente interessante para os professores e profissionais que ainda dependem de projetores mais antigos, que não contam com a proporção widescreen. Só não me pergunte como é que o PowerPoint faz a conversão. Thurrott só diz que funciona.

Tela de apresentador

Tela de apresentador

Notebook conectado a um televisor wide. Com isso, dá para ajustar o dispositivo pessoal para apresentar a tela de apresentador, à qual o usuário recorre para checar notas, o próximo slide e vários outros recursos. Já existia em versões anteriores do PowerPoint, porém agora está mais bonita e prática.

De acordo com Thurrott, é possível dar zoom em uma parte do slide na tela grande rapidamente. O recurso me parece bem bacana! Veremos quando a Microsoft liberar uma versão publicamente disponível para teste do aplicativo.

Grid inteligente

Seguindo um conceito que eu me lembro de ter visto primeiro no concorrente Keynote da Apple (não sei se existia anteriormente em outro software de apresentações), a Microsoft implementou um grid inteligente que posiciona elementos de slide próximos com a mesma distância um do outro.

Aparecem na tela linhas tracejadas que indicam em que posição o elemento fica, considerando o espaçamento mais simétrico com relação aos outros elementos do slide.

É interessante perceber que a MS levou tanto tempo para adicionar uma funcionalidade tão banal ao PowerPoint. E válida, muito válida. Há estudos que mostram que o nosso cérebro fica mais confortável quando vemos simetrias. O tipo de coisa que a próxima versão do PowerPoint facilita na criação.

Sempre acreditei nas apresentações como importante linguagem de comunicação social. Pelo visto, a Microsoft também vê grandes oportunidades nesse segmento. E já que o PPT é a ferramenta mais usada para esse fim, que bom que a MS está dando mais atenção para o aplicativo.

O The Verge publicou breve análise dos aplicativos do Office 15 (ainda em desenvolvimento) no início de março. Recomendo dar uma olhada por lá, em especial para conferir o visual que a MS está desenvolvendo para os apps.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados