PES 2013 terá todos os 20 times do Brasileirão

Inclui Corinthinas, Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro. Comentários de Silvio Luiz e Mauro Beting.

Thássius Veloso
Por

“Eu tive o prazer de narrar 2011. Quando veio o filé do Brasileirão, não esqueceram da gente.” Silvio Luiz, uma das lendas da televisão brasileira, participou na noite de ontem (21) do anúncio oficial de Pro Evolution Soccer no mercado brasileiro. E com os 20 times do Brasileirão, é bom acrescentar. Além dele, outro comentarista importante, Mauro Beting, esteve presente junto com uma penca de executivos da Konami. Eles forneceram informações importantes para os leitores do Tecnoblog.

Primeiro de tudo, a data de lançamento: Pro Evolution Soccer 2013 chega às lojas em 5 de outubro com conteúdo 100% localizado. Neymar, a atual sensação do futebol brasileiro, será a capa e o garoto-propaganda do título se as agendas de jogos e de eventos não conflitarem. O jogo vai custar R$ 179, de acordo com informações preliminares. A pré-venda começa na sexta-feira (24) com algumas promoções às quais não tivemos acesso.

Os seguintes times foram licenciados para o Campeonato Brasileiro presente no título da Konami: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Santos, Portuguesa, Internacional, Palmeiras, Fluminense, Ponte Preta, Coritiba, Grêmio, Vasco, Atlético Mineiro, Bahia, Atlético Goianiense, Sport, Figueirense, Náutico, Botafogo e Cruzeiro. Essa lista foi fornecida pela Konami e, sinceramente, não sei dizer qual foi o critério para montá-la – alfabético não é. São os vinte times da Série A do Brasileirão.

Neymar na capa do título para Brasil (foto: Rafael Silva / Tecnoblog)

Neymar na capa do título para Brasil

George Richard, vice-presidente da Konami, contou ao Tecnoblog que o último contrato de licenciamento do clube foi assinado na própria terça-feira, poucas horas antes do evento da companhia. Qual foi o time? Por mais que eu tentasse, nenhum dos executivos topou falar. Mas sabemos que o Corinthians foi um dos primeiros a fechar o valor e liberar o time para o PES 2013.

Dois ícones da transmissão de esportes estão em PES 2013. De acordo com o gerente de marca sênior, Tim Blair, o processo de localização envolve muito mais do que simplesmente traduzir do inglês ou japonês para o português. “Queríamos a energia do Silvio Luiz e a juventude do Mauro Beting”, diz Blair. PES já tinha ligas locais de outras localidades, como a UEFA e a Libertadores. Agora foi a vez do Brasileirão. “Desse modo, captamos o coração do gamer. Esse é o jogo dele. Ele já vai começar com o time pelo qual ele torce.”

E quanto ao multiplayer online? Há críticas ao modo de jogo com amigos em outras cidades ou países por meio da internet. No mercado existe uma rixa e os fifeiros costumam dizer que o multiplayer do FIFA é melhor. Tim tem a resposta para essa dúvida: “Fifeiros, venham e joguem com os homens de verdade! Os melhores jogadores escolhem o PES.” O executivo também pediu uma colher de chá – às vezes o problema é com a conexão à internet e não com o jogo em si. A Konami não tem como interferir nesse detalhe.

Um dos desafios das publishers de jogos, a pirataria enfrentará a concorrência de conteúdos exclusivos que somente os donos do PES 2013 terão direito. São cenas de comemoração, como o Neymar dançando “Ai se eu te pego”, disponíveis via download.

Atualização às 17h20.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados