Nokia comemora 1,5 bilhão de celulares no mundo

Mas há motivo para comemorar? Resultados financeiros decepcionam.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado hoje às 21:54
Nokia Asha 303

Mais de dez anos depois de lançar a plataforma S40, a Nokia comemora em janeiro a venda do aparelho de número 1,5 bilhão. E aconteceu no Brasil: em um evento promovido pela empresa em parceria com a Magazine Luiza, uma consumidora recebeu das mãos de Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia, uma unidade do Nokia Asha 303.

O S40 é o sistema operacional adotado nos aparelhos básicos e intermediários da marca. Em sua iteração mais atual, oferece acesso fácil a redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. O sistema também apresenta o Nokia Browser, navegador que comprime as páginas para utilizar menos dados — similar ao que a Opera oferece há muitos anos.

“Temos orgulho em sermos referência quando as pessoas procuram pelo melhor celular para elas, seja um produto de entrada ou um smartphone completo. Grande parte desse sucesso se deve ao volume de aparelhos S40 vendidos por aqui, com o melhor custo-benefício” — Almir Luiz Narciso, presidente da Nokia.

Há quem torça o nariz para a aposta da Nokia no S40. Depois de participar do Nokia World e conversar com a VP de telefones celulares devo dizer que o meu preconceito diminuiu. O S40 é alguma coisa para quem até agora não tem uma forma de acessar a internet e manter contato com os amigos pelo celular. A ideia é popularizar os celulares mais simples para, conforme o mercado amadurecer, vender smartphones para esse público que já conhece os produtos da Nokia.

Falta saber se ainda dá tempo de esperar esse 1 bilhão de pessoas que a empresa planeja colocar aparelhos Nokia nas mãos antes de entregar os próximos resultados financeiros. Nessa semana a empresa reportou prejuízo operacional de US$ 1,4 bilhão no quarto trimestre fiscal de 2011, com queda de 31% nos smartphones rodando MeeGo, Symbian e Windows Phone. Queda dolorida.

Já que estamos falando de Nokia, fique ligado porque amanhã o Tecnoblog publica review do Lumia 800.

Com informações: CNET News

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados