Nokia anuncia Asha 308 e Asha 309 com Series 40

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 horas
Asha 308: é dual SIM e tem contador de dados

O Series 40 não morreu: a Nokia anunciou hoje a disponibilidade de dois novos aparelhos Asha, linha de celulares de baixo e médio custo da fabricante finlandesa. Segundo a Nokia, Asha 308 e Asha 309 são aparelhos “bonitos e elegantes” que fornecem, por um preço acessível, recursos típicos de smartphones, como mapas, aplicativos e redes sociais.

Tanto o Asha 308 quanto o Asha 309 possuem touchscreen capacitivo de 3 polegadas resistente a arranhões, câmera de 2 megapixels e alto-falantes poderosos integrados. A principal diferença é que o Asha 309 suporta apenas um chip, enquanto o Asha 308 é dual SIM. O hardware não poderia ser mais simples: 64 MB de RAM, 20 MB de armazenamento interno (expansível com um microSD) e nada de 3G.

A Nokia afirma que o Asha Touch, interface que roda por cima do Series 40, é “rápido, divertido e intuitivo”. Resumindo, seria o contrário do que acontece nos Androids de baixo custo. A interação é feita deslizando o dedo pelas três telas do sistema: uma lista dos aplicativos instalados, uma tela com os recursos mais acessados (como o player de música) e uma tela personalizável pelo usuário.

É claro que a empresa aproveitou o momento bacana para comentar sobre o aplicativo Nokia Maps 2.0, que vem pré-instalado nos aparelhos e suporta posicionamento por Wi-Fi (no Asha 309), pontos de interesse e mapas offline, para evitar custos adicionais pela rede de dados — o que faz sentido, já que acessar mapas por EDGE seria uma tortura.

Asha 309: é barato, mas tem touchscreen capacitivo e streaming de vídeos do YouTube por Wi-Fi

Tem também os 40 jogos gratuitos da EA (incluindo Need for Speed: The Run, Tetris e FIFA 2012), navegador Nokia Xpress Browser com compressão de dados e suporte a streaming de vídeos do YouTube, integração com Twitter e Facebook, email e, no Asha 309, suporte a WhatsApp.

Mesmo que os aparelhos sejam bem simples para muitos de nós, a Nokia caprichou nos recursos e aplicativos integrados, o que pode atrair muitos compradores quando chegarem às lojas no último trimestre pelo preço sugerido de US$ 99 — seguindo a tendência de preços, eles devem ser vendidos por cerca de R$ 300 no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados