Nexus 4 é aberto pelo iFixit, que descobre chip 4G

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 hora

Em menos de 1 hora de venda o Nexus 4 esgotou em todos os países onde ele estava disponível online, tanto nas suas versões de 8 GB quanto as de 16 GB. Os editores do site iFixit foram um dos felizes compradores e eles não perderam a oportunidade de desmanchar a quarta geração da linha Nexus. Dentro do aparelho, curiosamente, o site descobriu que há chip de rádio compatível com redes 4G.

Sim, é isso mesmo: o Nexus 4 é vendido como apto a redes HSPA+, sendo que o Google explicou os motivos de não optar por versão LTE do aparelho. Porém, a LG usou o chip Qualcomm MDM9215M, o mesmo do Optimus G, que funciona com redes GSM, CDMA e LTE. Isso não significa que o smartphone funcione em redes CDMA ou LTE, já que não há amplificador de sinal para essas tecnologias no aparelho.

Esse fenômeno já aconteceu em outros smartphones, como no iPhone 4 CDMA, que possui um chip capaz de funcionar tanto em GSM como em CDMA, mas só funciona em redes CDMA por outras limitações técnicas.

O aparelho não é difícil de abrir: basta uma chave de fenda comum e uma peça de remoção de plástico para remover a tampa traseira. O site afirma que é necessário um pouco de cuidado ao retirar a bateria: ela é colada com bastante adesivo, de forma que remover sem perfurá-la pode ser difícil. Ainda, a tela é fundida com o display e a moldura, ou seja, se quebrar o vidro será necessário substituir a tela inteira.

O Nexus 4 ganhou o índice 7 de 10 de reparabilidade, um ponto a mais do que o seu irmão mais velho Galaxy Nexus. Confira o desmanche completo no site do iFixit.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados