Confuso, mas funcional

No país da Copa as coisas andam a passos lentos, vagarosos, moribundos. Estamos acostumados com esse ritmo brasileiro desde que nascemos. E aí bate a inveja boa quando chega a notícia de que a prefeitura de Londres determinou a instalação de Wi-Fi de graça no legendário metrô da cidade. Mais uma vez os londrinos se dão bem.

O contrato entre a Virgin Media e a prefeitura foi celebrado nessa semana. Pela prefeitura, pela companhia, e principalmente pelos usuários do metrô, que passarão a ter internet de graça enquanto vão para qualquer que seja o destino — trabalho, lazer, sei lá. Serão até 120 estações com o sistema de Wi-Fi funcionando plenamente até o fim do ano. E eu acredito que deve funcionar muito bem, em contraste com o que a gente costuma ver por aqui.

Imagino que o desafio de instalar o Wi-Fi no metrô de Londres seja grande. Algumas estações de lá são verdadeiramente enterradas no chão, a muitos metros de distância do solo. Isso complica bastante a vida dos técnicos que iniciarão o procedimento de instalação da infraestrutura de dados no meio de transporte.

A Virgin Media diz que o serviço de internet “permitirá a milhões de residentes e visitantes acessem sites e destinos onlines e fiquem atualizados quando a notícias e eventos, revisem os melhores lugares para almoço e descubram ótimas atrações em Londres a partir de seus celulares, tablets, laptops e dispositivos conectados”.

Aqui em São Paulo durante muito tempo houve discussão sobre a instalação da rede de telefonia celular nas estações. Sim, para fazer ligações — e eventualmente internet móvel, mas esse não era o mote da tentativa. Não sei em que pé a situação se encontra atualmente, visto que várias operadoras já ampliaram a cobertura própria para oferecer telefonia no metrô.

De qualquer forma, há iniciativas similares à da prefeitura de Londres no país. Na semana passada o governo do Rio de Janeiro anunciou a cobertura de internet grátis no Complexo do Alemão, uma importante — e gigantesca — comunidade na cidade maravilhosa.

Atualizado às 18h13. Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados