Uma empresa norte-americana decidiu entrar na justiça contra a Microsoft, gigante do software, devido à presença dos blocos dinâmicos (nome comercial em inglês: Live Tiles) em diversos produtos rodando sistemas desenvolvidos pela MS. A SurfCast pede que a corte distrital de Maine reconheça o uso de uma patente obtida em abril de 2004.

“Sistema e método para exibição simultânea de múltiplas fontes de informação”, título da patente registrada pela SurfCast, mostra uma série de esquemas gráficos e prevê como seria o uso da tela de dispositivo eletrônico para exibir notificações interessantes para o dono do aparelho.

De acordo com a SurfCast, a Microsoft infringe quatro patentes por “produzir, usar, vender ou oferecer a venda de dispositivos e produtos de software” protegidos por propriedade intelectual. Ainda dizem que a Microsoft encoraja desenvolvedores a infringirem as patentes quando fazem programas para Windows Phone ou Windows 8.

Live Tiles no Windows 8

Live Tiles no Windows 8

Live Tiles, como você deve saber, permitem mostrar animações e informações no ícone do aplicativo que fica na tela inicial tanto de celulares como de computadores e tablets. Essa tem sido a grande aposta da MS nos smartphones desde que apresentou o Windows Phone com visual Metro.

Uma porta-voz da Microsoft disse que a empresa está confiante de que vai provar para a corte que os argumentos da SurfCast não possuem mérito e que a empresa “criou uma experiência de usuário única.

A Microsoft começou a vender o Windows 8 na semana passada. Mais de 4 milhões de licenças do sistema foram vendidos nos primeiros dias a consumidores, segundo diz o presidente Steve Ballmer. Evento em Nova York na segunda-feira serviu para mostrar novos recursos do Windows Phone 8.

O Tecnoblog ensina como repor o menu Iniciar do Windows com um aplicativo gratuito.

Com informações da CNet News

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rafaholanda
Boa hora da empresa querer aparecer.... mas ainda não me acostumei com esse estilo, esses tais de tiles.... estou apanhando muito aqui
@kadugaspar
Minha tendência é ficar do lado da Microsoft, primeiro porque (se não me engano) ela possui patente sobre as tiles e segundo porque ela trouxe a ideia para a pratica, diferente dessa empresa ai que teve a ideia, registrou e não fez uso. Mas dando uma olhada nas imagens do documento da patente dá pra ver que as ideias são muito semelhantes mesmo.
Jerry Wendel
qual foi o dia que a Microsoft criou algo?
Leandro Lima
Putz e que pagininha feia a dessa SurfCast.
Luan Borges
A patente só foi dada em 2004, mas foi requerida em 90. É que aqui no Tecnoblog não diz isso.
Fernando Mossmann
SurfCast... Surface... Oi? Isso sem falar da tal patente...
Ramon Melo
Ela esperou surgir algum produto com relevância no mercado antes de tentar extrair dinheiro da Microsoft.
Ramon Melo
Zune, Windows Phone... quem é que iria desperdiçar tempo e dinheiro processando produtos que não dão dinheiro algum?
Ramon Melo
Fags gonna faguear. Quem leu a patente, viu que a infração foi clara dessa vez. Não me pareceu vaga e oportunista, já que ela inclui bastante detalhamento sobre algumas questões-chave da usabilidade: quadrados customizáveis, resposta tátil ao mouse (mouseover, como nos sites de vídeos que oferecem prévia), streaming de conteúdo e até a exibição de texto incompleto dentro dos quadrados (quem já usou um Windows Phone sabe do que eu estou falando). Se a MS se livrar dessa, vai ser na base do lobby e não da justiça.
paulomarcelo
A questão pra mim é. Essa empresa ai fez algo útil com essa patente ai, desde 2004? Porque senão fica fácil. Vou lá agora patentear uma ideia de uma nova tecnologia revolucionaria e aplicando conceitos supostos de como eu acho que pode funcionar, só pra registrar. Mas nos próximos 8 anos não vou fazer nada com essa patente, pq além de não saber como... nem vou lembrar dessa parada. Ai alguma empresa grande vai ter uma ideia parecida e vou ganhar uma grana com royalties.
Caiusto
A diferença é que essa empresa tem as patentes para PC, e a MS tem para celulares..
Arthur Dubeux
Logo mais será o Burger King processando o McDonald's pois o mesmo faz hambúrgueres com queijo também.
RamonGonz
se trocasse essa última frase por "pavões tem olhos na cauda" ia dar no mesmo...
Lucas Corrêa
A patente não seria de 2004?
Luan Borges
Como já disse no Tecmundo: as Live Tiles existem desde o hardware Zune, há mais ou menos 5 anos, esteve presente no Windows Phone e desde os primeiros rumores sobre o Windows 8 todo mundo já sabia que seria assim. Aí essa empresa só se pronuncia agora, depois de lançado o Windows 8, sobre uma patente de 1990 que nunca foi usada pra nada? Só se os engenheiros da Microsoft fossem discípulos da Mãe Dináh pra copiar...
Exibir mais comentários