Excelente game brasileiro Incredible Circus estreia no Windows Phone

Thássius Veloso
Por
• Atualizado hoje às 22:04

Existem os jogos casuais e existem os bons jogos casuais. A distinção é óbvia, mas faço questão de coloca-la logo no início deste artigo para pontuar a chegada do jogo brasileiro Incredible Circus à loja de aplicativos do Windows Phone. O software é desenvolvido diretamente de Manaus, no coração da Amazônia, pelo pessoal do Instituto Nokia de Tecnologia. Funciona no Windows para celular de qualquer marca e não custa absolutamente nada. Quem tem WP precisa baixar.

A lógica por trás do Incredible Circus me lembra bastante o popularíssimo Cut the Rope. O jogador encarna um trapezista que deve se sacudir nas cordas e chegar ao ponto mais alto da fase. De preferência sem erro nenhum durante o percurso, por assim você garante mais pontos. Claro que a dificuldade incrementa conforme o jogo vai evoluindo.

Incredible Circus, a meu ver, também compartilha algumas características básicas de Angry Birds. Cada fase garante pontuação mínima, média ou máxima, dependendo do desempenho do jogador. Ainda em termos de evolução do gameplay há os conjuntos de fases chamados de “Victorian” (que vem desbloqueado), “Gran Circus” (bloqueado) e um terceiro que não tem nome nenhum. Fica só na promessa de lançamento “em breve”.

Para chegar ao excelente resultado de Incredible Circus os funcionários do INdT apelaram para o XNA Game Studio, ferramenta que auxilia na criação de jogos para o Windows Phone — conforme o nome sugere. Joguei algumas fases no Lumia 800 sem detectar travadinhas ou problemas de performance. O visual do game, a propósito, é belíssimo.

Na verdade o jogo já existia antes para Nokia N9 rodando sistema MeeGo e para Symbian. Desde fevereiro, quando estive na fábrica da Nokia em Manaus e também no INdT, confirmei que o desenvolvimento do título também para a nova plataforma principal da Nokia ocorria.

Curioso é que Incredible Circus chegou ao Windows Phone oficialmente tem algumas semanas. Porém, só agora ele chega ao Marketplace brasileiro (download aqui). Foi classificado como “livre” para todos os públicos pelo Ministério da Justiça, pesa somente 10 MB e não custa nada, como eu disse anteriormente. Diversão garantida para as horas de lazer.

Assista abaixo a um vídeo de demonstração do game produzido pelo INdT.

(Vídeo no Vimeo)

Aí está algo que só tem no Windows Phone — e MeeGo, mas você entendeu — que os donos de dispositivos com Android ou iOS podem invejar.

Atualizado às 13h30.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados