Enquanto nos EUA a Apple teve uma vitória considerável no seu processo contra a Samsung, no outro lado do mundo a sul-coreana parece ter levado a melhor. Em um processo aberto pela empresa da maçã contra a sua arquirrival, também por causa de patentes, a decisão foi de que a Samsung não infringe em pelo menos uma delas.

A patente desse processo específico é uma relacionada a um método de sincronizar música e vídeos entre servidores e gadgets, algo que a Apple acusou a Samsung de não ter licenciado. Mas de acordo com o juiz Tamotsu Shoji, de Tóquio, essa patente não é infringida em nenhum dos aparelhos acusados.

Patente do efeito elástico

Essa era apenas uma das várias disputas judiciais no Japão, e que a Apple ainda pode recorrer. Nos demais processos no país, a Apple acusa a Samsung de violar as patentes ‘bouce back’ (o efeito elástico quando uma lista atinge o topo) e a Samsung acusa a Apple de infringir nas patentes de 3G, as mesmas que a empresa também usou no processo nos EUA. No caso da Apple especificamente, a empresa pede que vários modelos do celular Galaxy sejam retirados das prateleiras.

O maior processo (aquele em que a quantidade de grana pedida como indenização está na casa dos bilhões de dólares) continua sendo mesmo o que acontece em solo americano. A decisão do juri, de que a multa a ser paga pelos sul-coreanos para a Apple deve ser de 1,3 bilhão de dólares, não é final. A Samsung ainda pode recorrer até Suprema Corte americana. E não duvido que é lá mesmo que o processo acabe.

Com informações: ArsTechnica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados