Intel trabalha em processador de 48 núcleos para smartphones e tablets

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

Quantos núcleos tem o processador do seu smartphone? Um? Dois? Quatro? A Intel está trabalhando num processador mobile com nada menos que 48 núcleos. Os engenheiros da fabricante de Santa Clara acreditam que a novidade vai permitir a fabricação de smartphones com melhor desempenho e eficiência energética.

É importante lembrar que mais núcleos não significam necessariamente mais capacidade de processamento. A vantagem de um processador de 48 núcleos num smartphone ou tablet estaria no desempenho multitarefa: enquanto um aplicativo pesado está sendo executado, será possível fazer outras tarefas sem sofrer com lentidões ou travamentos.

Tanausu Ramirez, um dos cientistas da Intel, deu um exemplo envolvendo reprodução de vídeos de alta definição nos dispositivos móveis: enquanto um frame está sendo processado por um núcleo, outros núcleos processarão outros frames ao mesmo tempo, fazendo com que a experiência seja mais suave.

Mas e o consumo de bateria? Você não vai querer um smartphone que aguente só 15 minutos fora da tomada, certo? Mas essa técnica de dividir o processamento em vários núcleos pode ser bem eficiente: segundo Ramirez, em vez de apenas um núcleo trabalhar na capacidade máxima, o que gasta bastante energia, os aplicativos seriam distribuídos em vários núcleos, que trabalhariam menos e consumiriam menos bateria.

O processador mobile de 48 núcleos ainda é um protótipo e não tem data para chegar ao mercado — isso não depende apenas da Intel; seria necessário fazer adaptações nos sistemas operacionais também. Os analistas acreditam que eles estarão nos nossos smartphones e tablets em cinco ou dez anos, mas o diretor técnico da Intel, Justin Rattner, disse que eles podem chegar muito antes disso.

Com informações: Computerworld.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados