Instagram permanece fora do ar por doze horas (e contando)

Tempestade deixou servidores da Amazon AWS sem energia elétrica.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

Todos os serviços do Instagram, o popular sistema para envio de fotos com filtros especiais, estão fora do ar há pelo menos doze horas. Desde a noite de sexta-feira (29) usuários vêm questionando por meio das redes sociais o que está acontecendo com o serviço, que foi recentemente comprado pelo Facebook pelo valor nada simbólico de um bilhão de dólares.

Tecnoblog tentou contato com o Instagram, mas não obteve nenhum comentário sobre a falha que afeta o serviço por pelo menos doze horas. Nenhum dos aplicativos do Instagram, seja no Android ou iOS, consegue enviar as imagens feitas com a câmera do celular e posteriormente modificadas com os filtros especiais que são a marca registrada do aplicativo.

Existe a suspeita de que uma tempestade no estado americano da Virgínia tenha afetado a Amazon AWS, serviço de hospedagem na nuvem do gigante do varejo online. Até onde se sabe, o Instagram utiliza as tecnologias da Amazon AWS para armazenar as imagens a um custo bastante competitivo. Este é o mesmo motivo apontado para a interrupção dos serviços do Pinterest e Netflix também na madrugada deste sábado. Em 2011 uma falha atingiu os servidores da Amazon AWS. Naquela ocasião a companhia confirmou que usava os serviços da Amazon.

O perfil do Instagram no Twitter se limita a dizer que houve uma grande tempestade que ocasionou falta de energia elétrica no servidor utilizado por eles. “Nós temos trabalhado ao longo da noite para restabelecer o serviço”. Também no microblog eles dizem que os dados dos usuários não foram perdidos.

Due to severe electrical storms, our host had a power outage, no data is lost – we’ve been working through the night to restore service

— Instagram (@instagram) June 30, 2012

Não há estimativas oficiais de quando o Instagram voltará a funcionar.

Tentamos contato com a Amazon AWS nos Estados Unidos para saber mais detalhes sobre o que aconteceu com as instalações da empresa na Virgínia. Assim que tivermos tais informações voltaremos a atualizar este artigo.

Atualização às 14h22: Alguns usuários começam a relatar o retorno do Instagram por meio das redes sociais. Aqui na redação fizemos o teste com o aplicativo e, de fato, voltou a carregar novas imagens feitas por contatos. O upload de fotos também funcionou, embora esteja vagaroso e haja dificuldades para comentar nas fotos ou compartilhá-las com outras pessoas. O site do Instagram voltou ao ar mostrando uma mensagem de erro fornecida pelo serviço.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados