Um hacker russo publicou essa semana um método que pode tirar uma considerável quantia de grana extra dos desenvolvedores de aplicativos iOS. Ele conseguiu encontrar uma maneira de burlar as microtransações que acontecem dentro dos programas, que normalmente usam o sistema proprio da Apple. Com o seu sistema, os usuários podem receber de graça os itens que normalmente seriam pagos.

O método criado pelo hacker, por enquanto identificado apenas como ZonD80, não envolve fazer Jailbreak ou qualquer modificação mais profunda no sistema. Ele não diz os detalhes, mas ao que parece basta instalar dois certificados no aparelho e mudar o DNS da conexão WiFi. Depois disso, quando o usuário inicia uma microtransação dentro do aplicativo, uma tela diferente da originalmente criada pela Apple aparece e, depois disso, a compra é aprovada – sem que nenhum valor seja debitado da conta do usuário.

Para mostrar que seu método funciona ele publicou o vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=iSuo4xEucqE
(Vídeo no YouTube)

Na descrição do vídeo, o hacker mostra sua motivação: “Esse projeto permite que você compre conteúdo in-app de graça. Porque você deve pagar por conteúdo já incluído no aplicativo pago? Eu acho que você não deve”. Em seu site ele também oferece dicas de como usuários devem instalar os certificados e também pede doações.

Felizmente, no momento de publicação desse post, o blog do autor do hack avisava que o serviço estava “indisponível devido grande quantidade de tráfego”. É muito provável que a Apple, pressionada pelos desenvolvedores, encontre logo um meio de tapar esse buraco.

Com informações: 9to5mac.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Melo
Apoiado! Todas as iniciativas para acabar com os freemiuns são bem-vindas!
YanGM
Veja os jogos da gameloft, tem coisa que só pagando e outras impossíveis de conseguir sem pagar, mas você já comprou o jogo, e não consegue jogar.
YanGM
Thumb up.
@FBSLikan
Nossa, eles nunca teriam percebido sem vossa sutill e educada colaboração. Meus parabéns, fico abismado com a inacreditavel capacidade de observação e a gentileza com que trata os que não gozam de igual poder de percepção. Alias, isso faz também que a notícia possa ser excluida, uma vez que não se aplica mais a realidade do momento. Palmas!
Álvaro Rutz
Nossa, que comentário inteligente e sagaz.
@daniloficial
esses editores da tecnoblog são idiotas o youtube já até bloqueou a vídeo por causa da merda da apple de não deixa outras pessoas ver o metódo para burlar o sistema! para suas informações tecnoblog isso vídeo já foi bloqueado burros.
@daniloficial
já tô cansado de ouvir isso que não sei quem inventou um metódo de burlar tal coisa pelo amor de deus inventa outra!
Álvaro Rutz
Além de ilegal, não foi provado nada, só falatório, quero ver provar e mesmo que provasse, não vejo sentido em utilizar isso, seria para jogos online? Sério que existe disputas tão importantes em jogos online de smartphone que lhe fazem gastar dinheiro? Acho que não, logo isso não deve ser útil, ou talvez eu fale besteira demais em um só comentário. :P
Rafael
todos tem brecha. o problema é quando os macfags comportam-se como se isso nao existisse. ate windows phone tem falhas, apenas nao as exploraram ainda. sabe aquela historia de que linux nao tem virus pq tem um marketshare pífio? pois é, o mesmo acontece com Windows Phone.
Jacques Braga Szmelcynger Júnior
Aquele momento quando você sabe passo a passo o que ele fez, como ele fez e já fez parecido. http://puu.sh/IgB7
RaphaelDDL
iAPCracker e iAPFree <3 Mas legal o método sem Jailbreak.
Marcoscs
Ironia: um conceito complexo demais para a maioria das pessoas.
@AntonioVeras
O que é um peido para quem já está todo cagado? O que são R$ 20,00 para quem já gastou mais R$ 5.000,00?
@AntonioVeras
"O método criado pelo hacker, por enquanto identificado apenas como ZonD80, não envolve fazer Jailbreak ou qualquer modificação mais profunda no sistema" Não é a mesma coisa.
Luandersonn
Exatamente pelo preço que você pagou pelo iPhone e pelo iMac, presume-se que você é meio Eike Batista, rico...
Exibir mais comentários