Gradiente IPhone
Gradiente ‘iphone’

Confusão garantida. Na semana passada a fabricante brasileira Gradiente anunciou a renovação da linha de produtos iphone (eles escrevem a marca somente em minúsculas) com novos smartphones. Com isso, passamos a ter no mercado dois celulares de nome similar, sendo que aquele fabricado pela Apple se destaca no noticiário de tecnologia. A Gradiente divulga agora o vídeo ao qual você assiste abaixo. Ele mostra as diferenças entre os dois gadgets.

De acordo com a companhia, no ano 2000 tiveram a ideia do internet phone, um telefone que tivesse internet. “Mas o nome ficou grande demais. Eles abreviaram para iphone. Pronto, estava lançado aqui no Brasil o primeiro ‘iphone’, o Gradiente iphone.” A Gradiente detém a marca ‘iphone’ no país desde 2008, quando obteve do INPI, órgão responsável por delegar propriedade intelectual. “Agora em 2012 a Gradiente está de volta ao mercado e relança o seu Gradiente Iphone”.

O vídeo vai além ao explicitar as diferenças entre os celulares. O iPhone 5 apresenta melhor velocidade e resolução de tela, além de rodar o sistema iOS. Por sua vez, o Gradiente iphone roda sistema Android. “É um smartphone muito bom!”, diz a narradora do vídeo num tom um tanto constrangido por compará-lo a um dos celulares mais desejados e avançados do mercado. E continua: afirma que roda Android, do principal concorrente da Apple, o Google, e oferece slots para dois SIM cards, “um diferencial que os brasileiros adoram”.

iPhone original foi apresentado em 2007 pelo finado Steve Jobs, então comandante-em-chefe da Apple. Ou seja, a Gradiente esteve sete anos à frente da companhia mais valiosa do mundo ao solicitar o registro do termo iphone. O tocador de músicas iPod foi apresentado ao mercado em 2001 – novamente, Gradiente na frente. Voltando ainda mais no tempo, consta-nos que os computadores iMac chegaram às lojas dos Estados Unidos em 1998. Não dava para saber naquela época que a Apple adotaria a icônica vogal “i” como caminho mais fácil para batizar os produtos resolucionários que vende.

Em nota, a Gradiente afirma que disputará nos termos da lei para que permaneça com a marca iphone no setor de dispositivos eletrônicos. A Apple até conseguiu a mesma marca, porém em segmentos tão curiosos como de vestuário.

Essa história toda me lembra de Globo. Não do jornal carioca ou da emissora de televisão, mas dos biscoitos de polvilho tão populares nas praias do meu Rio de Janeiro. Não sei dizer se houve disputa entre o conglomerado dos Marinho e a indústria fabricante do alimento para explorar a marca “globo”. Sei que ambos convivem pacificamente até hoje. Claro que as Organizações Globo não pretendem lançar biscoitos recheados nem a indústria do biscoito pretende iniciar as transmissões de um canal de televisão. No caso da Apple e Gradiente as coisas são mais complicadas porque ambas exploram o mesmo mercado. E, cá entre nós, ao menos junto ao público a maçã leva vantagem. Vejamos que fim dará o juiz num eventual litígio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados