Agência dos EUA analisa se o “Googlepólio” realmente existe

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Google ponto-com-ponto-br
Google ponto-com-ponto-br

Lembra-se do processo demorado e complicado que a Microsoft enfrentou nos Estados Unidos por conta da dominância no mercado de PCs? O Google periga de enfrentar situação similar. Reside no gabinete dos comissários da FTC (Federal Trade Commission, ou Comissão Federal de Comércio) um memorando com mais de cem páginas relatando práticas pouco competitivas do gigante da internet.

Somente cinco lideranças do órgão decidirão se o processo será iniciado ou não. O Google abusaria do domínio no setor de buscas, além de violar leis antitruste. O memorando conclui que o Google sufoca a concorrência nos negócios de internet.

Há uma série de questões em aberto. Por exemplo, se o Google utiliza a predominância do sistema Android no mercado de smartphones para desencorajar os fabricantes de usarem outros serviços de pesquisa na rede, como o Bing ou o Yahoo (o buscador utiliza tecnologia da Microsoft).

Comissários do órgão estudam se o Google causa o aumento de taxas de publicidade nas empresas concorrentes. Seria mais difícil para anunciantes que contratam o AdWords ou outra solução comparar os dados de campanhas em outros sites.

A FTC realizou uma importante investigação dentro dos escritórios do Google por 19 meses. Concorrentes da companhia foram convidados para testemunhar sobre as práticas supostamente nocivas do maior buscador da internet.

Também em xeque, as patentes da Motorola permitiriam ao Google impedir que Apple e Microsoft utilizem tecnologia de compressão de vídeo em dispositivos móveis. Investigadores da agência checam se o Google cumpre as promessas assumidas ao anunciar a aquisição da Motorola Mobility, braço da antiga Motorola que produz smartphones, em um negócio multibilionário no ano passado.

Não é de hoje que se fala em “googlepólio”. Cá no Brasil o caso mais importante envolve o grupo Buscapé Company e uma série de sites de e-commerce e comparação de preços menores. Acusam o Google Brasil de concorrência desleal ao exibir ofertas de produtos colhidas com a tecnologia Google Shopping em destaque nas pesquisas.

O Google venceu o Buscapé/Bondfaro na primeira instância de outro processo que corre na justiça de São Paulo.

Com informações: Bloomberg e Globo Online

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados