Durante um painel apresentado na SXSW o engenheiro do time de webspam do Google, Matt Cutts, antecipou que a empresa está trabalhando em uma nova mudança no algoritmo de busca para tornar os resultados mais precisos — e melhorar a experiência do coitado do usuário que convive com sites cheios de conteúdo inútil nas pesquisas. A alteração penalizaria sites “muito otimizados” para o buscador. Quando a esmola é demais…

Com a mudança, os sites que trocam links de maneira excessiva, apresentam muitas palavras-chave numa mesma página ou vão além das expectativas do robô de indexação teriam posições piores nos resultados de busca. Vários funcionários já estão trabalhando no projeto, de acordo com o engenheiro.

Preocupação excessiva com SEO pode causar problemas

Preocupação excessiva com SEO pode causar problemas

Como o Google não divulga detalhes sobre seus métodos de classificação de páginas, não dá para saber o que eles consideram como sites “muito otimizados”, mas o Panda foi bastante criticado por webmasters, especialmente os que perderam muito tráfego (e dinheiro) com a mudança. Tanto é que o próprio Google lançou um formulário para que os usuários ajudassem a detectar falhas no Panda.

Querendo ou não, a alteração pode e deve estar disponível nos próximos meses. A mensagem do Google é clara e nos remete a um dos princípios básicos de qualidade definidos pelo buscador: crie páginas principalmente para os usuários, não para os mecanismos de pesquisa.

Com informações: Search Engine Land.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@BagulhoNerd
Fodas pra google, ainda há outros buscadores!
@CapJSheridan
Tenho um post no meu blog que está muito bem colocado no SEO, várias pessoas chegam lá quando não é aquilo que estão procurando Mas eu não acredito na visita a qualquer custo, fico com pena das pessoas e às vezes tenho vontade de apagar esse post
Yangm
Espero que desapareça com os resultados que redirecionam para outro buscador, este por sua vez geralmente desconhecido.
@nelson_integra
A Google precisa mesmo baixar a pontuação desses sites caça palavras. Hoje você faz busca por uma empresa ou um nicho e ao invés de aparecer o que está procurando, aparecem inúmeros portais genéricos. Isso exige que se adicione um monte de "-indesejado" para afinar a busca.
Vinícius Mascarenhas
Não são os sites otimizados demais que serão penalizados, serão os attention whores. Filtrar resultados para pegar menos keywords irrelevantes significa retornar ao usuário algo muito mais objetivo e próximo da informação exata que ele busca.
Dario
Parece que o google está querendo voltar ao seu Core Business.
Gaba
crie páginas principalmente para os usuários, não para os mecanismos de pesquisa. Isso sim deveria ser o real foco das empresas que trabalham na área hoje. Massss, hoje SEO já virou até nicho de mercado, e não só mais uma área do desenvolvimento. Eu apoio esse atitude do Google!