O Googleanunciou hoje que finalmente completou o acordo de compra da conhecida fabricante americana de celulares Motorola Mobility. A proposta da compra foi feita em agosto do ano passado e até agora estava passando pelo lento processo de aprovação dos órgãos reguladores americanos e europeus. No final de 2011 a União Europeia quase barrou a compra, mas com um pouco mais de análise, liberou em fevereiro.

Ao todo, o Google pagou 12,5 bilhões de dólares na Motorola, o maior valor que eles já investiram na compra de uma empresa. Além de fechar a compra, o Google se certificou de que a empresa vai ter a mesma linha de pensamento ao aplicar uma atitude bem simples: trocou o CEO da fabricante por um dos seus. Sanjay Jha, que estava no cargo de CEO da Motorola desde agosto de 2008, foi trocado por Dennis Woodside, executivo da gigante da web.

Dennis à esquerda, Sanjay à direita: dança das cadeiras

A troca de CEOs já estava prevista desde fevereiro, mas com a compra essa transição realmente deve começar para valer. Segundo pessoas familiares com as negociações, Jha pode estar embolsando nada menos de 66 milhões de dólares para deixar o cargo. Woodman, por sua vez, está com o Google desde 2003 e seu cargo até agora era vice-presidente de operações para Américas.

O CEO do Google já disse que as empresas vão continuar operando separadamente e também garantiu que a aquisição não foi puramente por causa das patentes. Na prática, então, isso não deve mudar muita coisa para o consumidor final. O que levanta a questão: por que, então, comprá-la?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Allen
Motorola NUNCA MAIS! pior marca que já tive celular, e ainda 2 vezes, nunca mais!
Forbidden_404
É uma coisa tão básica e útil... mas esperar algo da Motorola é muito utópico
paulorazia
falando nisso, toda a linha da samsung do ano passado e desse ano que tá rodando 2.3 tem o recurso de ScreenShot e a motorola não colocou isso ainda!!!! tem hora que faz falta!
paulorazia
Concordo, o motoblur do razr ( e não o antigo blur do defy e outros) é muito mais bonito e elegante que o TouchWiz.... um amigo meu tem um galaxy note (comprou na alemanha) e recebeu o ICS essa semana (4.0.3) e a samsung colocou umas transições muito pesadas que deixam ele lento, tirou o ScreenShot e outras coisas. ele tá querendo voltar para o 2.3 e esperar uma atualização melhor por parte da samsung.
Pedro Lima
Sera que ngm ve isso ??? Vão deixar o Google dominiar o mundo ai depois eu quero ver a merda que isso vai dar.
Turdin
Será que agora o motoblur some?
@kadugaspar
Agora a gente fica aqui sonhando que o Google vai dar um jeito na Motorola e, quem sabe, fazer dela sua fabricante oficial (mas não única) de hardware para Android. É difícil, mas sonhar não custa nada...
Forbidden_404
Isso quando respondem, por que eu acompanhei, antes de me decidir pelo razr, eu estava em dúvida se pegava o Atrix, por que o atrix era um celular mais barato e que ainda assim aguentava o tranco e até muito bom, ouvi opiniões de vendedores da própria Motorola dizendo que o Atrix chegava até a se sair melhor que o Razr em jogos por causa do Tegra... O Atrix tem o hardware suficiente para aguentar o ICS e muito bem... meu amigo tem um e eu sei disso. A motorola inicialmente não ia atualizar, mas falaram tanto no blog deles, isso por que eu vi vários comentários, que eles decidiram "dar uma chance", colocando para ser AVALIADO, isso não foi pronunciamento nenhum, eles apenas atualizaram a página para acalmar os usuários. Cheguei até a ler que a o problema do ICS no Atrix era questão dos próprios desenvolvedores não conseguirem lidar com o port do ICS para o hardware do Atrix, isso é, no mínimo um absurdo! E eles lançam essa página em janeiro e até hoje eu não vi UMA atualização se quer, depois de 5 meses, a ROM do Razr continua em "desenvolvimento" e eles só se apoiam no último prazo, no twitter mesmo, é sempre assim, você pergunta sobre e eles "Vai ser lançado no Q2"... eu sei disso, mas o Q2 já tá acabando e nada! Dentre a interface da Motorola pro da Samsung, eu prefiro da Motorola (tudo bem que comparar Motoblur e TouchWIZ... não vale nada), mas a empresa não tem respeito nenhum pelos clientes. Por mais que eu não me veja interessado por nenhum aparelho da Sony, eles mantém seu compromisso com todos os seus usuários e quem sabe agora a Motorola fique assim, quem sabe.
paulorazia
Cara, você resumiu as ações da motorola quanto as atualizações PERFEITAMENTE!!! Fica no talvez, adia o prazo, depois lança um modelo novo pra não atualizar o anterior e quando é questionada dá uma resposta LIXO aos clientes!
Ramon Melo
Pô, nem é, cara. O cara deve ganhar mais que isso só em bônus no final do ano. Ele saiu perdendo nessa negociação, sem nenhuma dúvida. Mas concordo que 66 milhões de dólares é dinheiro demais para uma só pessoa. Ninguém deveria ter o direito de ganhar isso tudo.
Forbidden_404
Se pelo menos eles explicassem, né? Eu dou muito mérito aos desenvolvedores da Sony, por que eles não ficam simplesmente no "pode ou não pode", eles vão lá, fazem um post explicando quais as mudanças, o porquê de ser tão díficil e demorado para atualizar os celulares, explicam quais as vantagens e desvantagens da atualização e explicam os motivos de alguns aparelhos não serem atualizados. A motorola chega e diz "Olha, talvez a gente atualize até o fim do ano..." ~fim do ano~ "Agora não dá, só Q2"... "Ah, e esses aparelhos aí não vão ser atualizados não." consumidor: Mas por quê? Motorola: ...
Forbidden_404
Eu vi em algum lugar que a Google ia "unificar o processo" da linha Nexus, criando um para cada marca e ela mesmo fazendo a venda direta ao consumidor
Forbidden_404
66 milhões mesmo para o porte das duas empresas está indo para a mão de UMA pessoa, isso é muito dinheiro pra qualquer um, mesmo se o cara já for bilionário
Ramon Melo
Pensei que você estava achando pouco. Não é uma quantia tão alta assim, dado o porte das duas empresas.
Júlio Netto
Queria TANTO o meu Defy+ com ICS :/
Exibir mais comentários