Google decepciona investidores depois de resultado enviado antes da hora

Empresa falha em ganhar dinheiro com dispositivos móveis

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 5 dias

A semana se encerra e não foi das melhores para o Google Inc., empresa que controla o buscador e todo o resto relacionado ao gigante das buscas. Na quinta-feira as ações do Google despencaram quase 10% na bolsa eletrônica Nasdaq devido aos resultados financeiros para o terceiro trimestre deste ano. Investidores temem e a companhia precisa responder à altura.

Detalhe: a agência que emite os comunicados financeiros do Google clicou no botão “Enviar” antes da hora. Todo mundo recebeu um relatório incompleto no qual se lia, em um dos parágrafos, que o espaço permanecia em branco no aguardo de comentários de Larry Page, co-fundador e CEO do Google.

Excluindo alguns itens, a receita do Google no terceiro trimestre fiscal ficou em 11,3 bilhões de dólares. De acordo com a Bloomberg, os acionistas esperavam pelo menos 500 milhões de dólares a mais nos resultados do período. “Fail”, eles devem estar pensando agora.

Nasdaq teve que interromper negociações do "GOOG" por duas horas na quinta-feira (fonte: Yahoo Finance)
Nasdaq teve que interromper negociações do “GOOG” por duas horas na quinta-feira

Os resultados impactaram negativamente as ações “GOOG” na Nasdaq porque houve queda no valor médio pago por clique pelos anunciantes se comparado ao mesmo trimestre do ano passado. O New York Times aponta que o decréscimo vem acontecendo sucessivamente nos mais recentes quatro trimestres, ainda que depois de oito trimestres de escalada contínua.

Curiosamente, o volume de cliques em anúncios pagos subiu 33% devido ao avanço do Google no mercado de dispositivos móveis. O Android, plataforma móvel mantida pela companhia, de fábrica utiliza as pesquisas do Google e outros serviços que exibem propaganda.

Um analista consultado pela Bloomberg aponta que o negócio de publicidade em pesquisas subiu 15%. Parece-lhe bom? É metade do que foi registrado no ano anterior, o que também desanimou os investidores.

Especula-se que a Amazon e o Yelp estejam, pouco a pouco, tomando espaço do Google para pesquisas específicas – produtos e restaurantes, respectivamente, e ambos restritos ao mercado americano.

O Google enfrenta dificuldades para ganhar dinheiro com os dispositivos móveis. Embora abocanhe uma boa fatia do mercado, os números não agradam os investidores. Situação similar à do Facebook, cuja forte presença no Android, no iOS e no Windows Phone (apenas para citar as plataformas em maior evidência), não faz necessariamente com que a empresa ganhe dinheiro nas telinhas.

Larry Page reconheceu num encontro com executivos e acionistas que a transição dos computadores para os tablets e smartphones é uma oportunidade para a companhia. “Não me preocupo com isso em relação ao nosso negócio de maneira nenhuma.”

Seguindo o padrão estabelecido de mercado, o Google não discrimina receita por operação nacional. Quer dizer que não temos como saber o desempenho das atividades da empresa no Brasil nem como se compara com os demais países em que o Google está presente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados