Galaxy S e Galaxy Tab não receberão Android 4.0 nem “value pack”

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

Após anunciar a não-atualização do Galaxy S e do Galaxy Tab original para o Android 4.0 (o Ice Cream Sandwich), a Samsung recebeu um feedback tão negativo dos consumidores que decidiu afirmar que poderia reconsiderar o que havia negado ou ainda lançar uma atualização parcial. O final da história é triste: a fabricante resolveu estagnar os aparelhos na versão 2.3 do Android mesmo.

Ice Cream Sandwich e Galaxy S: apenas por meios não-oficiais

O motivo é o mesmo que a empresa afirmou antes, segundo o Business Insider: por causa das limitações de hardware o Galaxy S e o Galaxy Tab original não podem receber a quarta versão do Android. Ainda assim, como dono de um Galaxy S, me permito questionar o porquê de uma custom ROM com o Ice Cream Sandwich funcionar melhor e de forma mais rápida no meu aparelho em relação a versão com Gingerbread – seja a instalação padrão da da Samsung ou em qualquer custom ROM disponível.

A lista de fabricantes que já tomaram atitudes assim, entretanto, não contém só o nome da Samsung. A Motorola, no lançamento do Dext, afirmou que esse modelo iria avançar em versões do Android, mas depois virou as costas e não atualizou o aparelho. A HTC é outra, atualizando os aparelhos em alguns países enquanto que em outros os mesmos modelos não recebem uma versão nova.

Trata-se de um problema sério causado pela descentralização da plataforma, já que cada fabricante faz o que bem entender – pois não há um controle do Google. Desse jeito, o que resta para quem não vê a hora de colocar as mãos no Ice Cream Sandwich é instalar uma custom ROM.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados