Foxconn terá fábrica de 1 bilhão de reais no interior de SP

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

A gigante chinesa Foxconn vai abrir uma nova fábrica no interior de São Paulo, precisamente na cidade de Itu, que fica a 100 quilômetros da capital paulista. Com investimento previsto de 1 bilhão de reais, a unidade industrial entra em operação a partir do ano que vem.

O parque industrial de Itu deve criar 10 mil empregos diretos, segundo cálculos da companhia. Há previsão de construir cinco fábricas com produção de telas touch, LED, cabos, câmeras e placas PCB, além de outros componentes eletrônicos.

Segundo o Estadão, com a chegada de mais unidade fabril, praticamente todos os itens necessários para montar iPads e iPhones da Apple serão fabricados em território nacional. Exceção para o TFT, telas variantes do LCD.

A Foxconn adquiriu terreno de 1 milhão de metros quadrados próximo à rodovia SP-308, também conhecida como Rodovia do Açúcar. Os investimentos começam agora, mas ainda é necessário erguer a unidade fabril. A produção de produtos deve se iniciar em 2014 (iPhone 6?), com previsão de atingir a capacidade máxima em 2016 (iPhone 7?).

A informação foi confirmada pela Investe SP, agência do governo do estado para promoção de investimentos e de competitividade. Um protocolo de intenções será assinado pelo governo e pela companhia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na quinta-feira (20).

Vejamos se a fabricação local dos produtos da Apple faz com que os preços dos produtos caiam. Existia a percepção de que, com a fabricação nacional, os iPhones e iPads ficassem mais baratos. Não se confirmou. Os produtos, montados na unidade fabril da Foxconn em Jundiaí), custam o mesmo que o iPhone vindo de fora. E pior: o preço médio do smartphone com a marca da maçã tem elevado com o passar dos anos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados