A gigante chinesa Foxconn vai abrir uma nova fábrica no interior de São Paulo, precisamente na cidade de Itu, que fica a 100 quilômetros da capital paulista. Com investimento previsto de 1 bilhão de reais, a unidade industrial entra em operação a partir do ano que vem.

O parque industrial de Itu deve criar 10 mil empregos diretos, segundo cálculos da companhia. Há previsão de construir cinco fábricas com produção de telas touch, LED, cabos, câmeras e placas PCB, além de outros componentes eletrônicos.

Segundo o Estadão, com a chegada de mais unidade fabril, praticamente todos os itens necessários para montar iPads e iPhones da Apple serão fabricados em território nacional. Exceção para o TFT, telas variantes do LCD.

A Foxconn adquiriu terreno de 1 milhão de metros quadrados próximo à rodovia SP-308, também conhecida como Rodovia do Açúcar. Os investimentos começam agora, mas ainda é necessário erguer a unidade fabril. A produção de produtos deve se iniciar em 2014 (iPhone 6?), com previsão de atingir a capacidade máxima em 2016 (iPhone 7?).

A informação foi confirmada pela Investe SP, agência do governo do estado para promoção de investimentos e de competitividade. Um protocolo de intenções será assinado pelo governo e pela companhia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na quinta-feira (20).

Vejamos se a fabricação local dos produtos da Apple faz com que os preços dos produtos caiam. Existia a percepção de que, com a fabricação nacional, os iPhones e iPads ficassem mais baratos. Não se confirmou. Os produtos, montados na unidade fabril da Foxconn em Jundiaí), custam o mesmo que o iPhone vindo de fora. E pior: o preço médio do smartphone com a marca da maçã tem elevado com o passar dos anos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Davi Seizes
o terreno esta sem aplaindo 2015
YanGM
iTu.
Pedro
Pode até ser, pra mim é indiferente já que apesar de ter condições de adquirir produtos Apple consigo ver qualidade e relação custo X benefício superiores em outras marcas. Na verdade ter dinheiro não significa joga-lo fora, mas cada um usa como acha melhor. Mas no meu comentário eu fui irônico porque a própria Foxconn, o Governo e a Apple disseram que os preços seriam reduzidos já que os produtos seriam fabricados aqui e por isso teriam mais vantagens e reduções. Pura balela, ninguém viu isso até agora. Não estou dizendo que eles são obrigados a diminuir os preços, mas propagando enganosa ou anúncios "fachada" só pra fazer mídia é muito feio.
Tiago Gabriel
Apple não é sinônimo de economia, ela não tem interesse em baixar o preço de seus produtos, isto faz parte do perfil da empresa, sempre foi assim e arrisco dizer que sempre será, não importa onde os produtos sejam fabricados. Apple é pra quem tem $$$$ e fim de papo.
Andre Carvalho
E vai reclamar que tem que pagar os encargos trabalhistas de novo
Pedro
E nós continuaremos pagando quase o mesmo valor por devices da Apple. ;D
RamonGonz
caramba 10 mil empregos diretos é coisa pacas... espero q de tudo certo