Início » Celular » Rumor do dia: Facebook planeja lançar smartphone próprio

Rumor do dia: Facebook planeja lançar smartphone próprio

Ex-funcionários da Apple foram contratados para criar o suposto "Facebook Phone".

Lucas Braga Por

Agora que Zuckerberg e seus amigos ficaram ricos com o IPO, o Facebook resolveu investir mais na área de dispositivos móveis. Ao contrário do que você pensa, não se trata de um aplicativo móvel: alguns indícios apontam a possibilidade de um celular do Facebook. O motivo é que o Facebook está contratando cinco engenheiros. Todos os cinco são ex-funcionários responsáveis pelo desenvolvimento do hardware de um celular bastante conhecido por aí: o iPhone da Apple.

Eles trabalharam no iPhone

A contratação ainda não aconteceu: a empresa está procurando os engenheiros para se juntarem a um novo projeto da rede social. De acordo com o jornal New York Times, um dos possíveis funcionários já teve uma reunião com o Zuck para discutir os detalhes do telefone. Aliás, o jornal afirma que o fundador está acompanhando de perto o desenvolvimento do aparelho.

A existência de um Facebook Phone faz total sentido: agora que a rede social está com muito dinheiro em caixa, é necessário diversificar os produtos. Ninguém sabe o que será do Facebook daqui a alguns anos, de forma que fidelizar as pessoas com outros produtos se torna necessário.

Vale lembrar que esse não é o primeiro rumor sobre um Facebook Phone. A gigante já tentou criar um celular, mas a ideia aparentemente foi descartada. Aliás, o Facebook já fez uma parceria com a HTC: o HTC Status, que roda Android e lembra bem um BlackBerry possui uma tecla tecla dedicada à rede social.

Vamos concordar que a experiência do Facebook como aplicativo nos smartphones não é a melhor de todas. A chegada de um smartphone promete uma aplicação melhor e mais confiável. Nos resta aguardar para saber se a plataforma terá capacidade para competir com os demais concorrentes. Afinal, o mercado móvel anda bastante disputado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@kadugaspar
Meego também não existe, é uma lenda urbana.
@tetrapolaridade
Aí tá. Quando você liga o celular, ele notifica: Fulano de Tal ligou seu FacebookPhone. Liga pra alguém: Fulano de Tal ligou para Beltrano. Não vejo lógica em um FacebookPhone.
@LBKatan
Porra, sério? Ah desculpe, não tinha prestado atenção no teu nick/dispositivo.
@gmalvim
http://socialfresh.com/facebook-phone/ "The Facebook Phone Is A Stupid Idea" Vale a leitura.
Caio Alexandre
Virá com suporte a 4 chips e humor no face já incluído.
Victor Hugo
" um BlackBerry possui uma tecla tecla dedicada à rede social." a palavra tecla está duplicada.
Pedro Maich
E meu MeeGo? =[
Jo3_
vocês se preocupam e especulam demais a respeito de algo que nem está confirmado...
Forbidden_404
O meu razr demora 2 minutos pra ligar pela tim, quando esse chegar na tim, vai demorar 15 minutos...
Forbidden_404
1100
iJeanCarlos
Se vier com um Sistema Operacional Móvel próprio e não com o Android,já será digno do meu respeito.
YanGM
Até sair o Angry Birds para Facebook OS o Windows Phone já vai ter virado bom, o Android terá resolvido seus problemas com diferenciação e o iOS... vai mostrar algo revolucionário de novo.
Gabriel
Antes de pensar em vender smartphones, o Facebook precisa fornecer mais serviços. O Android faz sucesso porque o Google não é uma rede social, mas um conjunto de serviços úteis como o Gmail, Search, Reader, Drive mais uma rede social. Construir um smartphone para trabalhar com todos esses serviços de forma integrada faz muito sentido, mas desenvolver uma plataforma para acesar uma rede social? Isso pode ser integrado em qualquer smartphone. Se for apenas um smartphone Android com adaptações para Facebook será complicado competir com iPhones, Galaxys e HTCs. Desenvolver uma plataforma de destaque com iOS, Android e Windows Phone é mais difícil ainda. Não vejo muito sentido nessa estratégia.
YanGM
Dominação parcial, afinal o resto do mundo está nas mãos do Google e M$.
Marvin
Acho que você ainda foi muito gentil, aqui leva bem mais tempo.
Exibir mais comentários