Facebook testa envio automático de fotos do celular

Com jeitinho de Dropbox, recurso salva as fotos mas não as publica

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Dropbox e Google+ fazem o envio automático das fotos se o dono do smartphone assim quiser. O próximo a adotar a mesma filosofia pode ser o Facebook, rede social com mais de 800 milhões de usuários. Foi confirmado que o recurso de sincronização de testes está em teste e pode pintar na tela do vosso Android a qualquer momento.

Uma página na central de ajuda mostra captura de tela em lemos: “Cada nova foto que você tirar será sincronizada e armazenada de forma privativa no Facebook”. Quer dizer que os arquivos chegam até os servidores dominados por Mark Zuckerberg, mas não vão automaticamente para a timeline de amigos e parentes. Sua privacidade agradece.

Ficam ocultas até você decidir o contrário

Cada fotografia fica disponível para publicação imediata. Além disso, dá para dizer que o Facebook ajuda a criar um backup automático das imagens. Como não há limites de armazenamento na rede social, seria uma vantagem frente ao Photo Stream da Apple, presente nos iPhones, em que os clientes tem direito a armazenar as últimas mil fotos sem pagar a mais por isso. O serviço faz parte do iCloud, plataforma de nuvem da Apple.

O Facebook esclarece que sincroniza versões menores das imagens quando está no 3G ou 4G e deixa para enviar os arquivos maiores quando está no Wi-Fi. Dá para mudar esses ajustes, mas seu bolso provavelmente não gostará mais da ideia quando a primeira conta de telefonia móvel chegar.

Recentemente, a Dropbox começou com o envio automático das imagens. Até oferecem armazenamento a mais gratuitamente para quem topar participar do experimento. Usuários com acervos de fotos inteiros decidiriam pular para a Dropbox por causa do recurso e devem estar bem felizes com o desempenho. Mesmo recurso tem presença garantida no software oficial do Google+ para Android.

Por outro lado, o upload automático acaba criando um álbum lotado de fotos que não pretendemos usar para nada – mas o próprio Facebook poderia, quem sabe, usar no futuro.

Não sei você, porém eu faço inúmeras fotos ao longo do dia. A maioria não chega a nenhuma rede social. São flagras momentâneos e desimportantes. Uso celular com Windows Phone, o que significa que as imagens  vão para uma conta SkyDrive e lá ficam. Se algum dia precisar resgatar alguma imagem, com certeza ficarei perdido entre as dezenas e dezenas por ali.

Com informações: Mashable

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados