Relatório divulgado pela Ericsson na quarta-feira (21) aponta que o tráfego de dados em dispositivos móveis dobrou no terceiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011. Segundo as informações coletadas pela empresa, os vídeos foram os grandes responsáveis por este número, representando 25% do consumo de banda nos smartphones e 40% nos tablets.

Alô, mamãe (foto: Flickr / Elvert Barnes)
Alô, mamãe.

De acordo com a empresa, 40% dos celulares vendidos durante o terceiro trimestre eram telefones inteligentes, cifra que também puxou o consumo de dados para cima. “As demandas por qualidade nas redes móveis foram elevadas com a chegada de smartphones e tablets, que mudaram a maneira que usamos a internet. Agora mobilidade é parte importante de nossas vidas, e sempre temos um dispositivo capaz de acessar a rede em nossas mãos” lembra Douglas Gilstrap, vice-presidente de estratégia da companhia nórdica.

A Ericsson afirma que até o final do ano o mundo deverá ter 6,6 bilhões de linhas móveis em atividade, chegando a 9,3 bilhões até 2018 – quando o volume de dados deverá crescer 12 vezes em relação aos niveis atuais.

A China liderou o ranking trimestral de novas linhas, com 40 milhões de habilitações, seguida de longe pelo Brasil-il-il (9 milhões), Indonésia (7 milhões) e Filipinas (5 milhões). Em seguida a Ericsson vende seu peixe, afirmando que o aumento de tráfego deverá pedir por maior demanda em investimento em infraestrutura.

Nessa semana, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou os números do mercado brasileiro: são, no total, 259 milhões de acessos móveis. Pelos cálculos da agência reguladora, a teledensidade ficou em 131,70 acessos móveis para cada grupo de 100 habitantes. Sim, há mais celular do que gente.

Foto: Elvert Barnes no Flickr

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados