Eric Schmidt diz o óbvio: Google Mapas precisa passar pelo crivo da Apple

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Eric Schmidt falou a um pequeno grupo de jornalistas sobre o óbvio assunto da semana – a ausência de Google Mapas no iOS 6, versão do sistema operacional liberada para download na semana passada. “A Apple teria que aprovar. A escolha é deles.”

A agência de notícias Reuters primeiro reportou que o Google não submeteu o aplicativo de mapas próprio aos avaliadores da App Store, a loja de software da Apple. “Nós ainda não fizemos nada com o Google Mapas”, confirmou a agência de notícias financeiras Bloomberg, confirmado o que a co-irmã Reuters havia dito mais cedo.

Ex-CEO do Google na época em que o iPhone foi anunciado, Schmidt disse o óbvio ao comentar os rumores de mercado sobre a chegada de um software de mapas. É sabido de qualquer pessoa com um computador em casa e a extensão do Tecnoblog para Chrome (Olá, jabá!) que qualquer aplicativo submetido à App Store passa por avaliação antes de ser efetivamente aceito e liberado para download.

“Nós achamos que seria melhor se eles tivessem mantido o nosso”, afirma o executivo num momento em que ninguém descobriu a motivação da Apple para remover os mapas do Google do iOS mais recente. Tem a ver com preços mais altos para renovar o contrato? Restrições na API do Google Mapas? Desejo de efetivamente enfrentar o Google, visto que o buscador detém o arquirrival Android?

Las Vegas derretendo
Las Vegas derretendo

Eric Schmidt faz intermédio entre as ponderações dos acionistas do Google e Larry Page, o atual CEO da companhia. Também responde sobre assuntos institucionais, como legislações e relações com governos. Ele é o cara para responder sobre política, ainda que seja entre duas companhias gigantescas.

O Google mantém comunicação constante com os pares da Apple “em todos os níveis”, segundo informações do presidente do conselho. A relação azeda de hoje poderia melhorar. “Nós os queremos como nossos parceiros. Estamos abertos a isso. Não vou especular sobre aquilo que eles vão fazer.”

Mais cedo noticiamos que a Apple iniciou contratação de engenheiros para trabalhar e melhorar os mapas do iOS 6. O alvo: ex-membros da equipe de Google Mapas.

Thiago Mobilon (@), Rafael Silva (@) e eu (@) comentamos sobre a famigerada chegada dos novos mapas no podcast. Não por acaso, ele levou o título de “Polêmicas”. Nosso fundador Mobilon traz sua visão de business sobre o assunto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados